18 abril 2011

Moto Club de São Luís



O Moto Club é um clube de futebol da cidade de São Luís, capital do Maranhão. Fundado no dia 13 de setembro de 1937, é um dos maiores clubes do Maranhão, contando com uma das maiores torcidas e sendo o segundo maior campeão com 24 títulos, um título do Campeonato Maranhão-Pará de 1972, um título da Copa Norte/Nordeste em 1947 e dois títulos na Segunda Divisão Maranhense, entre outros títulos. A alcunha do time é Papão do Norte.


O Moto foi fundado em 1937 na antiga residência de César Alexandre Aboud, então primeiro presidente do clube, localizada na Rua da Paz, Centro de São Luís, tendo como objetivo participar de atividades no ciclismo e motociclismo, mas abriu as portas para outros desportos e no ano de 1939 o time ingressou no futebol após uma partida contra o Ateneu, mais precisamente no dia 13 de setembro daquele ano, sendo que usou cores verde e branca. Depois foi adotado o rubro negro que consagrou o clube.

No mesmo ano foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, com o nome homônimo da fábrica do industrial César Aboud. De cara o time já consegue um heptacampeonato no Maranhão entre 1944 e 1950. Em 1955, 1959 e 1960 também foi campeão, se consagrando com um grande time no estado juntamente com o rival Sampaio Corrêa.

 Time do Moto Club


Entre 1966 e 1968 conquistou um tricampeonato no Maranhão. O Moto conquista a Taça Brasil Norte, equivalente a Copa Norte, sendo a segunda conquista do Papão.7º Lugar na Taça Brasil, Elite do Futebol Brasileiro. 18º Lugar na Copa Norte/Nordeste. O time base era: Vila Nova; Neguinho, Alzimar, Almir da Guia e Corrêa; Gojoba e Ananias; Zezico, Amaury, Pelezinho e Raxa; João Bala e Santana. Nesse ano, o Moto Club ganhou o apelido de "Papão do Norte", pois venceu todos os campeões do Norte do País em suas excursões. O time motense já tinha o apelido de "Rubro-Negro da Fabril" em alusão ao nome do Parque Industrial de propriedade da família Aboud, que por muito tempo dirigiu o Moto Club.


O Moto participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro - Série A, estando na elite do futebol brasileiro. o Papão terminou a competição na 39ª Posição. 39º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro. No ano anterior ficou em 9° na Série B.


O clube só voltaria a ser campeão maranhense seis anos depois ao derrotar o rival Maranhão na final. No ano seguinte fica em 41° no Brasileirão. Em 1977 volta a reinar em solo maranhense com a vitória no hexagonal final. Time: Sinilson; Célio, Irineu, Vivico e Gaspar; Gilberto, Tião e Edmilson Leite; Caio, Toninho do Abaeté e Paulo César. Jogaram ainda Bento, Alberto, Hudson, Bitônio, Breno, Rogério e Lima.

Em 1978 foi vice no Maranhão e ficou em 54° lugar no Brasileirão. No outro ano ficou no modesto 76º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A.

Nos anos de 1980 e 1981 disputou a Série B (Taça de Prata), mas no segundo ano o clube fez uma campanha a todo esplendor e se sagrou mais uma vez campeão maranhense. Venceu também o torneio estadual em 1982 e 1983, assim conquistando mais uma vez um tricampeonato no estado.



Elencos do tricampeonato

Em 1984 conseguiu um 37° lugar na elite e no ano de 1986 disputou pela última vez a elite do Brasileirão, ficando em 55° lugar. Em 1987 o clube disputou a Série C e ficou em 7° lugar.

No ano de 1991 o Papão do Norte foi rebaixado para a Série C, que vigora até hoje como sendo a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso foi vice campeão no Maranhão, vendo se vigorar uma grande fase do Sampaio Correa. Em 1993 voltou para a Série B, divisão em que se manteve até o ano de 1997.


No ano 2000 voltou a ser campeão maranhense em cima dos bolivianos (para quem não sabe, os torcedores do Sampaio são denominados bolivianos pelas cores do clube). Em 2001 parecia que o time voltaria a ser forte, ganhando em dois jogos emocionantes contra o Sampaio Correa no Castelão tomado pelas duas torcidas. Primeiro jogo acabou 4 x 2 para o Sampaio e o segundo 3 x 0 para o Moto Club.

Campeão em 2000/2001

Em 2003 teve como maior glória a construção do CT Dr. José Pereira dos Santos. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de "Hamilton Sadias Campos", o maior artilheiro de todos os tempos do Moto Club de São Luís.

No ano de 2004 voltou a ser campeão em cima do Sampaio. Em 2006 também foi campeão do Maranhão. Na Copa do Brasil o time sempre fazia campanhas pífias. Em 2008 foi campeão novamente para a alegria da torcida do Papão do Norte.

Campeões de 2004

Campeões de 2006

Com campanhas pífias em cenário nacional o time também começava a decepcionar em âmbito estadual, quando em 2009 foi rebaixado para a Segunda Divisão do estado, para a tristeza da torcida rubro negra, tamanha era a crise que tinha chances até do time fechar as portas. No mesmo ano disputou a Segunda Divisão, mas acabou eliminado ao golear o Santa Quitéria por 5 x 1 e o Chapadinha supostamente ter entregue o jogo ao Viana ao perder por 11 x 1. Com isso o torneio foi parar na justiça, que por sua vez anulou a competição. Assim em 2010 os motonenses disputaram a Segundona e venceram, garantindo o acesso para a elite maranhense no ano de 2011.

 Moto campeão da Segundona em 2010

Torcida motonense, um dos maiores patrimônios do clube



Mascote



Estádio

Nhozinho Santos

Nome: Estádio Municipal Nhozinho Santos
Local: São Luís/MA
Capacidade: 16800 pessoas
Inauguração: Sampaio Correa 2 x 1 Paysandu, no dia 1° de outubro de 1950
Primeiro Gol: Hélio, do Paysandu
Recorde de Público: 24865 pessoas, no jogo Maranhão 0 x 0 Vasco, no dia 26 de março de 1980
Propriedade: Prefeitura Municipal de São Luís
Obs: Joaquim Moreira Alves dos Santos ou Nhozinho Santos foi um dos pioneiros do esporte no Maranhão, nos anos 20.

Hino

Composição : Murilo Travassos
Moto Club de tantas tradições
Colocado entre grandes vencedores
Seu nome vive em nossos corações
E nos lábios de muitos torcedores
Campeão de feitos gloriosos
De heroísmo sem par e de coragem
Receba agora mesmo neste instante
A nossa mais esplendida homenagem
Oh! Moto surpreendente
Time de fibra e garra
Quando te lança à frente
Nenhuma defesa te barra
Nos gramados daqui ou de outros Estados
Honra o Moto o valor da nossa gente
Grande foi em todo seu passado
Ainda maior agora em seu presente
Nosso lema é vencer de ânimo forte
Com justa fama de Papão do Norte
Marchemos nesse instante para a glória
Na conquista de mais uma vitória.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=amn3GzjETlc

6 comentários:

  1. O maior time do Maranhão
    Papão do Norte

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse Clube!!! è sem dúvida o maior do Maranhao!!! è o meu sonhop ver esse time entre os grandes novamente.

    ResponderExcluir
  3. Maior do Maranhão? Onde? Como? Cadê Não Vejo Nada acima de Nós! Sampaio Corrêa Futebol Clube, "Maior torcida, tradição e futebol"

    ResponderExcluir
  4. a torcida do atletico mineiro esta com o moto club.

    ResponderExcluir
  5. Vai PAPAO maior club do Maranhão .

    ResponderExcluir
  6. O mais glorioso de todos no Maranhão. Dá-lhe papão!

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *