19 abril 2011

Calouros do Ar Futebol Clube


O Calouros do Ar Futebol Clube é um clube de futebol da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Fundado no dia 1° de janeiro de 1952, o clube ostenta como maior triunfo a conquista do Campeonato Cearense de 1955. É muito conhecido pelo fato de ser um time da Base Aérea de Fortaleza, possui uniforme semelhante ao Fluminense e tem como alcunhas o nome de  Tremendão da Aerolândia e Tricolor da Base Aérea


Fundado no ano de 1952, o Calouros do Ar sempre abrigou aspirantes a oficiais aviadores que chegavam todos anos à Base. O nome, por exemplo, é uma homenagem á banda musical da Base Aérea de Fortaleza. Seus atletas tinham todo o apoio do Comando daquela corporação e torcida quase total de todo efetivo da Base e de grande parte da cidade. Seus atletas eram todos da Base Aérea, mas, uma vez por outra, aparecia um bom jogador de fora, principalmente do interior do Estado e desde que não quisesse ganhar muito dinheiro, se mantinha como jogador do clube.


Sua estréia no futebol profissional foi no dia 10 de maio de 1953 ao empatar com o bom time do Gentilândia por 1 x 1, porém o clube ainda não conseguiu chegar ás finais daquele certame.


Um dos primeiros times do Calouros do Ar

Em 1954 ocorreu uma das maiores glórias do Tremendão da Aerolândia. O diretor do Ceará, Ivonísio Mosca de Carvalho, queria trazer para Fortaleza o time do Botafogo e seus craques para comemorar os 40 anos do Ceará (1914-1954). Porém, problemas no calendário dos times dos dois estados foram um empecilho. Ivonísio instistiu tanto que conseguiu acertar a vinda do clube carioca.
No dia 12 de junho, o Botafogo faria uma partida diante do Calouros, uma espécie de preliminar, num sábado. A festa mesmo dos 40 anos, seria no dia seguinte, domingo, quando os visitantes enfrentariam o Ceará. Durante o jogo, o Calouros do Ar enfrentou o time carioca de igual para igual. Apesar de que, das estrelas do clube alvinegro, só veio o Garrincha, faltando Didi e Nilton Santos. Mesmo assim o Tremendão fez valer o mando de campo e venceu o Glorioso por 1 x 0 com gol aos 40 minutos do segundo tempo anotado por Gilberto Ciarlini, para a festa dos torcedores cearenses.

Calouros do Ar: Chico Martins; Pedrinho e Azevêdo; Jandir, Helder (Zanata) e Índio; Luciano, Zezinho, Beto (Orlando Ciarlini) Nelsinho e Zuzinha.

Botafogo: Pianoswisky; Gerson e Floriano, Arati, Bob e Juvenal; Garrincha, Dino, Carlyle, Paulinho e Vinícius.

 Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE). Gol: Gilberto Ciarlini (40 do segundo tempo).


Após esse feito o clube começou a ser mais respeitado, e provou esse respeito no estadual de 1955, quando venceu o segundo turno do torneio e enfrentou o Ferroviário na finalíssima em uma melhor de três partidas. Na primeira o Calouros do Ar venceu o Ferrão por 2 x 0, na segunda partida goleada do Ferroviário por 3 x 0. Na terceira e última partida nova vitória de 2 x 0 do Tremendão sobre o Ferroviário com gols de Zezinho e Zuzinha, conquista do clube da Aeronáutica no estadual, o que até hoje é o seu maior título.


 Calouros do Ar campeão de 1955
Em pé: Jairo,Pedrinho,Coité,Luciano,Jandir,Jesus e o diretor.Major Salgueiro
Agachados:massagista Porenga,Vandir,Zezinho,Beto,Helder,Zuzinha


Em 1956 o principal feito foi a goleada de 6 x 1 sobre o Remo em Fortaleza.
Time que jogou contra o Remo em 1956

O clube disputou os campeonatos cearenses de 1953 a 1968 e 1970 a 1998, conquistando o 3º lugar em1953, 1956, 1960 e 1968. Em 1960, Juarez, atacante da equipe, foi artilheiro do campeonato cearense, com 14 gols. Em 1968, o artilheiro foi Célio, com 9 gols.. Em âmbito nacional o Calouros do Ar chegou a disputar o Torneio Norte-Nordeste de 1968 e a 2ª Divisão brasileira em 1971 e 1972, sem conseguir passar da 1ª fase. Nesses últimos dois anos o clube teve a presença de Gildo, maior artilheiro da história do Ceará.

Calouros do Ar em 1971

 Gildo, ex-Ceará, com a camisa do Calouros do Ar nos anos 70

Time do Calouros do Ar nos anos 70

Nos anos 90 o time tricolor ficava sempre nas últimas posições da tabela de classificação do estadual, até que no ano de 1998 o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão do Ceará, ficando em seu grupo com nenhum ponto na antipenúltima posição, após 44 anos de participações interruptas na elite cearense.

Calouros do Ar nos anos 90

Tentou sem sucesso retornar ao local em que se consagrou por anos, principalmente quando ficou na 3ª colocado na 2ª divisão estadual em 1999 e 2003. No ano de 2004 o clube voltou a fazer uma campanha de decepcionar até o torcedor mais fanático e caiu para a última divisão do Ceará, mergulhando no ostracismo.

Em 2008 fez uma boa campanha na Terceirona, mas acabou por não subir, e após a eliminação precoce no campeonato de 2009 o clube se licenciou das competições e ficou suspenso por suspeita de manipulação de resultados, com boas possibilidades de voltar em 2011. 

Hoje em dia a sua diretoria sofre para manter a equipe em atividade. O quadro de sócios, que recebeu poucos integrantes nas últimas décadas, por causa da seqüência de maus resultados, resume-se a um grupo de cerca de 20 torcedores, a maioria presente apenas em ano de eleições no clube. Na década de 60, uma partida entre o América, campeão de 1966, e Calouros do Ar, vencedor de 1955, levaria uma multidão ao estádio Presidente Vargas. Em 2009, porém, os times participaram da Série C do Campeonato Cearense. Infelizmente, em Fortaleza, o clube é hoje uma espécie de sinônimo de time ruim, com expressões do tipo “esses Calouros do Ar da vida…” Para completar o Calouros está suspenso até 2010 devido à suposta manipulação de resultado na derrota por 8 a 0 para o Tauá, no desfecho da terceira divisão de 2008.

(essa parte retirada do Blog História do Futebol)

Sr. Wambar Menescal, símbolo do clube tricolor

Bandeira histórica do Calouros do Ar


Escudos Anteriores



Evolução (de baixo para cima)



Mascote

Tremendão da Aerolândia


Estádio

Nome: Estádio Brigadeiro Médio José da Silva Porto
Local: Fortaleza/CE
Capacidade: 3000 pessoas
Inauguração: década de 50
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Calouros do Ar Futebol Clube


Reportagem Calouros do Ar, mostra o campo do time: http://www.youtube.com/watch?v=wHJOji9xOJM

3 comentários:

  1. Parabéns e muito obrigado pela atenção.
    Atenciosamente,

    Rômulo BS
    Diretor de Relações Públicas.

    ResponderExcluir
  2. queria ver o gol do caozin em cima do fortaleza

    ResponderExcluir
  3. Nos anos 90 torce bastante pro calouros, devido as cores iguais a do meu Fluminense...acabei virando torcedor do calouros...mesmo torcendo pro Ferroviário aqui no Ceará.

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *