07 março 2011

Bosque Formosa Esporte Clube



O Bosque Formosa Esporte Clube é um clube de futebol da cidade goiana de Formosa, que faz parte do entorno do Distrito Federal. Fundado no dia 21 de setembro de 1978, o clube formosense se profissionalizou no final do século XX disputando o Candangão. Tem como títulos além dos campeonatos amadores de Formosa, a Segunda Divisão do Distrito Federal de 1999.


O clube foi fundado em 1978 como Bosque Futebol Clube e disputando apenas campeonatos amadores, mas com o sucesso no futebol citadino surgiu a idéia de profissionalizar o clube para representar a cidade, além de tudo aproveitou a oportunidade dada pela pela FBF, em que clubes de cidades próximas ao Distrito Federal por causa da distância. Entre 1997 e 1998 o representante da cidade em campeonatos no DF foi o Formosa Futebol Clube.

Em 1999 o clube se profissionalizou e disputou a segunda divisão doméstica estreando no empate em 2 x 2 contra o Unaí (na época Unaí/Itapuã) no Urbano Adjuto no dia 22 de agosto. Naquela competição reduzida de pontos corridos o clube se deu muito bem e se tornou campeão da competição ao bater o Planaltina por 3 x 0 no Diogão.

O sonho do Formosa era ter uma participação digna no torneio doméstico no ano 2000, porém a euforia da cidade se transformou em uma grande decepção, onde o clube começou perdendo para o Dom Pedro por 1 x 0 em pleno Diogão e a partir daí só decepções, tanto que o clube ficou na lanterna da competição com 12 pontos, rebaixando junto com o também ''forasteiro'' Luziânia.

Ao cair para a Segunda Divisão perdeu o pouco apoio financeiro que já possuía, vivendo uma crise financeira, o que infelizmente é normal nos clubes do Distrito Federal e entorno até os dias atuais por falta de apoio, sendo que o alviverde formosense nem conseguia passar de fase. O clube se licenciou em 2004 e voltou em 2006, curiosamente quando criaram a Terceira Divisão Brasiliense, onde por sinal fez mais uma campanha pífia e levando goleadas incríveis, como a de 7 x 0 para o Recanto (atual Brazsat) e a maior goleada do Distrito Federal: incríveis 12 x 0 para o Legião.

Para conseguir mais apoio financeiro por parte da prefeitura alterou em 2008 o seu nome para Bosque Formosa Esporte Clube, assim em 2009 conseguiu fazer enfim uma boa campanha e garantir o acesso para a Segundona, mas acabou perdendo a final para o Capital ao empatar em 3 x 3 com o clube do Plano Piloto no Mané Garrincha em jogo único, já que o Capital tinha feito melhor campanha.

No ano posterior ainda conta com apoio financeiro e da torcida local, conseguiu se classificar com folga entre os 4 primeiros, se destacando atletas da cidade e locais próximos, como o goleiro e ídolo da equipe André Luis. O clube chegou como zebra no duelo contra o Legião, vivendo o fantasma dos 12 x 0 sofridos em 2006 pelo clube alaranjado, mas impôs respeito e eliminou os ''roqueiros'' após reverter o resultado no Diogão. Na final acabou derrotado pelo CFZ no JK.

Equipe do Formosa em 2010


Torcida comemora com os jogadores o acesso á elite do Candangão em 2010


Para não fazer feio na elite do Distrito Federal o Formosa se reforçou bem, mantendo alguns jogadores do time de 2010, contratando jogadores rodados como o zagueiro Eraldo, o lateral-esquerdo Leandro Smith, ainda contando com o goleiro André Luis, Luis Carlos, Thiago Paim, Marco Auréio, Matos, entre outros. O clube contando com a força da torcida nos jogos em Formosa vem surpreendendo a todos no campeonato.



Estádio

Diogão

Nome: Estádio Municipal Diogo Francisco Gomes
Local: Formosa/GO
Capacidade: 12000 pessoas
Inauguração:
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Prefeitura Municipal de Formosa


Hino

Hino do Bosque Formosa Esporte Clube
Autoria: José Moacir Xavier Ferreira


Entre o verde esperança surgiste
Junto ao branco da paz, sem rancor
Agitando galeras infinitas
Na doçura das glórias sabor
Hei de ver sempre, sempre em teu seio
Insistindo com garra e fervor
Sob a audácia, o furor e a bravura
Teus heróis que não fogem da dor

CORO:
Disputar, vencer e conquistar
No teu lema é fácil de se ver
O portal que ostenta as tuas glórias
Reveste com brio todo o teu enobrecer
Disputar, vencer e conquistar
No teu lema é fácil de se ver
Alviverde orgulho de Formosa,
Teu grito de guerra é: Vencer, vencer, vencer

IIº 
Sei que em vários gramados tu foste
Aclamado primeiro lugar
Conduzindo troféus que hoje em dia
Só retratam o saber conquistar
Exaltar o teu nome com afinco
É dever diz o meu coração
És o Bosque que vem da floresta
Com a certeza de ser campeão

CORO:
Disputar, vencer e conquistar
No teu lema é fácil de se ver
O portal que ostenta as tuas glórias
Reveste com brio todo o teu enobrecer
Disputar, vencer e conquistar
No teu lema é fácil de se ver
Alviverde orgulho de Formosa,
Teu grito de guerra é: Vencer, vencer, vencer

9 comentários:

  1. em tempo,vale ctar que cidade formosa ainda conta cm esses times:

    -vila esporte clube- VEC
    -sociedade esportiva do abreu
    - formosa esporte clube
    -formosa futebol clube
    -ferroviário futebol clube
    -associação esportiva formosinha
    associação atlética formosense de futebol

    VISITE TAMBEM: http://escudosumapaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, ainda existe o campeonato formosense.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que as fotos e hino do time foram tirados do Blog "Esporte de Formosa-GO" http://www.esportedeformosa.blogspot.com

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. legal. parabens. postem ai a foto do time do bosque campeao em 1999.

    ResponderExcluir
  5. Velho que massa , meu avô que fez o hino !!! szsz

    ResponderExcluir
  6. José Moacir Xavier Ferreira , meu avô .
    Nascido em Timbaúba - PE ,
    Dia: 29/04/1945
    Autodidata Musical , Desde seus 12 anos de idade se dedica à Musica.Futuramente ouviremos através deste blog e no blog Lestrange o Hino em pauta , pensamento que por mim será realizado , Sua neta Lorrany Dantas Xavier.

    ResponderExcluir
  7. SAUDADES DESSE TIME DA 2 DIVISAO DE 2010 ERA UMA FAMILIA PASSOU VARIAS DIFICULDADES E VENCEU...MELHOR TIME DE TODOS OS TEMPOS TIME DE GUERREIROS

    ResponderExcluir
  8. Quem era gil q jogava ai??

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *