04 fevereiro 2011

Águia de Marabá Futebol Clube



O Águia de Marabá Futebol Clube é um clube de futebol da cidade de Marabá, no Pará. Fundado no dia 22 de janeiro de 1982, é uma das principais forças do futebol paraense, mesmo tendo pequenos títulos como o da Copa Pará/Maranhão/Tocantins de 2002, além de ser um clube temido ao jogar dentro do pequeno estádio Zinho de Oliveira.

Foi fundado em 1982 com o nome de Águia Esporte Clube, e que teve como primeiro presidente o desportista Emivaldo Milhomem, que contou com apoio do lendário Valtemir Pereira Lima, o Bezourão para fundar a agremiação que foi criada para disputar o Campeonato Marabaense da Segunda Divisão daquele ano

Com o sucesso no futebol citadino o clube resolveu se profissionalizar em 1999, quando a Águia fez a sua primeira partida profissional perdendo de 2 x 0 no Zinho de Oliveira para a tradicional Tuna Luso Brasileira. O time foi bem e chegou até ao quadrangular que valia vaga na final, indo até bem. No ano posterior também foi bem.

Em 2001 o Águia foi comandado pelo ex-zagueiro Oscar Guarnelli, porém o clube marabaense ficou apenas no limbo do torneio. O que destacava e destaca até hoje são as longas viagens de Marabá para Belém mesmo de avião.

Foram investidos cerca de R$ 30000 para formar o grupo desta temporada do ano de 2002, mas morreu ainda na primeira fase do torneio. No ano posterior ficou no quadrangular, não conseguindo mais uma vez a vaga para a finalíssima.

No ano de 2008 foi mal no estadual, porém na Série C do Brasileirão fez uma bela campanha e mostrando de vez a sua imponência em âmbito nacional, permanecendo na competição e quase conseguindo vaga na Série B, por muito pouco mesmo.

Águia de Marabá em 2008

No ano de 2010 conseguiu um vice campeonato no Pará, perdendo a final para o glorioso Paysandu, vencendo no Zinho de Oliveira por 1 x 0 e perdendo no Mangueirão por 3 x 1 para o Papão da Curuzu. No mesmo ano acabou quase conseguindo uma vaga na Série B, mas bateu na trave sendo eliminado para o ABC, time que acabou sendo campeão daquele torneio. Aos poucos o Águia anda ganhando espaço no futebol estadual e nacional, além de estar conseguindo apoio popular em sua cidade e região.

Águia em confronto em 2010



Mascote



Estádio

 Zinho de Oliveira

Nome: Estádio Municipal Zinho de Oliveira
Local: Marabá/PA
Capacidade: 4000 pessoas
Inauguração: Década de 60
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Prefeitura Municipal de Marabá

Hino

Composição: Nilva Burjack
Sou Águia de coração
Sou azul e branco
Sou forte, sou paixão
Guerreiro, sou campeão!
É gol, é raça é emoção...
Nas asas do vento sou amor
Sou Marabá Brasil
Sou da cor da flor
Sou paz, sou sul do Pará
Sou Águia de Marabá...
É gol, é bola na rede
Sacode a bandeira, levanta a poeira.
Sou Águia, sou Águia, sou Águia, sou Marabá

Link: http://www.youtube.com/watch?v=-k66P9PdiiY

4 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. UM DIA NOS CHEGAREMOS NA SERIA, MARCIEL ARAGUATINS TO BOA SORTE AQUIA

    ResponderExcluir
  3. Parabens Aguia. Pena que agora vão pegar o meu Leão. Leãooooo

    ResponderExcluir
  4. Primeira final INTERIORANA no CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL..............

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *