14 janeiro 2011

Sociedade Esportiva Santa Maria


A Sociedade Esportiva Santa Maria é um clube de futebol da região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Fundado no dia 5 de julho de 2000, a Águia tem como títulos a Terceira Divisão Brasiliense de 2007, sendo também vice da Segundona de 2004. É um clube jovem que apesar de representar a cidade de Santa Maria manda suas partidas normalmente no Bezerrão, no Gama.


Fundado no ano 2000, o Santa Maria se profissionalizou no ano de 2002, quando disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Distrito Federal, tendo a sua primeira partida profissional realizada no dia 1° de setembro de 2002, quando jogou contra o Planaltina e venceu por 2 x 1 no entorno do DF. O clube chegou até a fase final, mais precisamente até o último jogo com chances de acesso, mas esbarrou no Bosque ao empatar em 1 x 1  e perdendo o acesso para o Brasília (esse antes já garantido) e para o Unaí (na época Unaí Itapoã). O clube mandou alguns jogos na cidade de Céu Azul, no entorno do DF.

Em 2003 a escassez de recursos pesou na hora de montar o time para o torneio doméstico e o clube ficou na última posição em seu grupo. Se 2003 foi para se esquecer, 2004 foi para se guardar na memória, pois o Santa Maria se classificou com folga para a segunda fase, e lá mesmo com a falta de recursos conseguiu vaga para as semifinais do torneio, onde empatou em 1 x 1 o jogo único contra o Brasília e se classificou para a elite pela primeira vez em sua história por ter melhor campanha que o Colorado do Planalto. Na final acabou perdendo a decisão (também em jogo único) por 3 x 1 para o Paranoá. Ao final do torneio teve o atacante Giovane como artilheiro da competição com 18 gols.

Um trecho retirado do site Arquivo de Clubes relata a situação do Santa Maria para a sua estréia na elite brasiliense:  O caçula é um dos clubes mais pobres do cenário local. Treina num campo improvisado em Céu Azul (GO), onde mandou os jogos na divisão de baixo, mas foi impedido de atuar este ano. “O que vier é lucro”, confessa o presidente Erivaldo Pereira. “Não tenho dinheiro para pagar R$ 30 mil a um jogador. O maior salário é de R$ 1.500,00, do goleiro. ”, comenta o treinador-cartola Mozair Barbosa, sócio nos lucros do Santa Maria.  

Com todas as dificuldades financeiras encontradas a Águia foi em busca de voar alto pelos campos da capital federal, porém esbarrou na fragilidade do elenco e acabou pegando em seu grupo times fortes como Brasiliense e Gama, sendo que a sua estréia foi contra o clube alviverde (foi derrotado por 3 x 1). Na última rodada o pobre clube ainda sonhava com a manutenção na elite, mas perdeu por 2 x 1 o confronto direto com o Guará no CAVE e acabou sendo rebaixado.



Brasiliense e Santa Maria pelo Candangão de 2005

Em 2006 o clube voltou a sua triste realidade no segundo escalão candango, de onde tinha saído. O destaque do time na Segundona de 2004 trocou o grená do Santa Maria pelo azul do Esportivo Guará, sendo que no mesmo ano foi o artilheiro do torneio. Mais uma vez sem apoio financeiro e contando com a garra de seus dirigentes, o clube foi rebaixado para a Terceira Divisão juntamente com os tradicionais Bandeirante e Sobradinho.

No ano posterior se redimiu da má fase e foi campeão pela primeira vez em sua curta trajetória da Terceira Divisão do DF em cima do tradicional Brasília. Geraldo foi o artilheiro da competição pelo clube grená com 7 gols.

Em 2009 o clube mais uma vez foi de mal a pior, sendo rebaixado em um jogo no mínimo curioso, quando precisava perder de 3 gols de diferença para ser rebaixado e o confronto direto era com o Cruzeiro no Ninho do Carcará, e o jogo estava 3 x 1 para o Carcará até o último minuto quando Léo Borges fez o seu terceiro na partida e decretou o rebaixamento do Santa Maria para a Terceirona do DF. Em 2010 não disputou competições profissionais.


Escudos Anteriores


Mascote

Águia


Estádio

Bezerrão
Nome: Estádio Walmir Campelo Bezerra
Local: Gama/DF
Capacidade: 20 mil
Inauguração: 19/10/1977
Jogo de inauguração: Gama 1 x 2 Botafogo
Primeiro gol: Gil, do Botafogo
Reinauguração: 19/11/2008
Jogo de reinauguração: Brasil 6 x 2 Portugal
Primeiro gol após reinauguração: Danny, de Portugal
Propriedade: Governo do Distrito Federal
*Recorde de público: Brasil 6 x 2 Portugal - 19.157 pessoas pagantes
Obs: Walmir Campelo Bezerra foi administrador do Gama na época da construção do estádio, em 1977.

* Lembrando que já houveram jogos pra mais de 20 mil pessoas no Bezerrão.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *