03 dezembro 2010

Mixto Esporte Clube



O Mixto Esporte Clube é um clube esportivo da cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Fundado no dia 20 de maio de 1936, é o maior clube do estado de Mato Grosso, conquistando nada menos que 24 títulos no estado, além de um Estadual da Segunda Divisão de 2009 e um Torneio do Centro-Oeste de 1976. O clube é o mais popular do estado e é conhecido como Tigre e Alvinegro da Getúlio Vargas.

.
O clube foi criado no ano de 1934 por um grupo de amigos que se reuniam em um terreno baldio, no centro de Cuiabá, para jogar e fazer exercícios físicos. A escolha do nome se deve pela formação do grupo, um misto de homens e mulheres que disputavam as partidas entre si. Após a abertura do time, criaram um hino do clube e a bandeira, cujas cores são preto e branco.



O Patrimônio Mixtense era a prioridade dos fundadores e de seus recém associados, que cresciam rapidamente. Logo os associados do Mixto Sport Club (nome da época) levantaram os recursos e o investiram na construção de uma Sede física, e de espaços recreativos e esportivos. No livro Egéria Cuiabana, de Benedito Pedro Dorileo (1976), é desta forma narrada os fatos: "A Sede própria passa a ser logo a primeira preocupação e no mesmo ano é adquirido de João Batista de Oliveira, Batinga, o imóvel da Rua Cândido Mariano, com recursos provindos dos primeiros associados. Uma área, com pequeno alojamento, cercada por um muro, tinha ingresso por um portão, que ostentava ao lado o emblema criado por Zulmira; seria o símbolo bordado nas jaquetas e na bandeira do Clube. A identificação geográfica estava definida. O entusiasmo já era intenso com poucos dias de existência do Clube, que nascia forte. A 18 de setembro do mesmo ano inaugurava solenemente a quadra de esporte.

Em 1943 o Mixto se sagrou campeão pela primera vez juntamente com o Paulistano.
Em 1945 ganhou mais um, e entre 1947 e 1949 ganhou um tricampeonato que ficou marcado na história mixtense.

Mixto tricampeão 1947-48-49

 O Mixto voltou a ganhar entre os anos de 1951 e 1954 com um tetracampeonato. O Mixto já despertava a paixão dos matogrossenses naquela época. O clube voltou a vencer no ano de 1959 o campeonato estadual e depois conquistando um bi em 1961/62. Foi campeão em 1965, 1969 e 1970 também, o time jogava no estádio Liceu Cuiabano. O time também teve o estádio Dutrinha.

Mixto campeão 1970

Nos anos 70 cresceu a rivalidade com times como o Operário de Campo Grande (antes da separação do estado), Dom Bosco e principalmente o Operário de Várzea Grande (clássico dos milhões), cujo fazia grandes duelos e sempre tinha casa cheia. O time mixtense conquistou somente 1979 e 1980 nos anos 70.

Torcida do Mixto no Dutrinha

Mixto bicampeão em 1980

O time cuiabano participou do Brasileirão em 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985 e 1986, tendo tido um 14° lugar em 1985. Em 1981 e 1982 o time conquistou o tetracampeonato matogrossense. Em 1984, 1988 e 1989 conquistou mais títulos. Grandes nomes estiveram no Mixto como Bife, Traíra, Ruiter Jorge Carvalho (maior artilheiro), etc.

Mixto no Brasileirão de 1976

Mixto tetracampeão de Mato Grosso

Mixto campeão 1984

O Mixto também foi campeão regional em 1976, da Copa Brasil Central (do Centro-Oeste), assim completando suas épocas de ouro no cenário futebolístico e aumentando ainda mais seu respeito perante aos adversários.

Nos anos 90 começou um período de escassez de títulos e administrações de baixa qualidade á frente do maior clube de Mato Grosso, assim como o futebol do estado, clássicos de Operário e Mixto que lotavam o Verdão passaram a virar muitas vezes, de uma forma pejorativa, jogos normais, sem o mesmo clima, já que os times esporadicamente tinham destaques, muitas vezes ofuscados pelas boas campanhas de times interioranos. O único título dos anos 90 foi em 1996, quando o Mixto venceu o Sinop.

Mixto campeão de 1996

Após o título poucas glórias vieram, CT, muitas promessas e poucos títulos. Houve um lampejo em 2008 quando o Mixto calou o entãolotado Luthero Lopes com gol de Evandro e tirou o título do União Rondonólis. Na Série C o time conseguiu uma grande glória juntamente com o Luverdense: se salvou do rebaixamento para a Série D e se manteve na competição para o outro ano. Porém a tragédia se anunciou em 2009, quando o time sofreu dois rebaixamentos, um no estadual e um na Série C, assim tendo que disputar a Segunda Divisão de Mato Grosso no segundo semestre, se sagrando campeão da mesma ao empatar em 1 x 1 com o Cuiabá no Verdão.

Mixto campeão da Segunda Divisão de Mato Grosso em 2009

Em 2010 veio com um projeto sagaz, contando com patrocínio da multinacional Coca-Cola e contando com jogadores de currículo como Perdigão, Adriano Gabiru e Luizinho Neto, porém em campo o time decepcionou, acabando quase rebaixado, assim os jogadores foram dispensados durante a competição e o time reformulado, mas a parceria rendeu o CT Bavária para treinamento das categorias de base. O time ainda teve glória com o título do time feminino do clube.


Escudos Anteriores


Mascote
Tigre



Estádio



Nome: Estádio José Fragelli
Local: Cuiabá/MT
Capacidade: 47000 pessoas
Jogo de inauguração: 08/04/1976, no jogo Mixto 2 x 0 Dom Bosco
Primeiro gol: Pastoril, do Mixto
Recorde de público: 49.324 pessoas, no jogo Mixto x Dom Bosco, no dia 10 de fevereiro de 1980
Propriedade: Governo de Mato Grosso
Obs: José Fragelli foi governador do estado nos anos 70.




Dutrinha

Nome: Estádio Eurico Gaspar Dutra
Local: Cuiabá/MT
Capacidade: 7000 pessoas
Inauguração: 31 de janeiro de 1952
Primeiro Gol: 
Recorde de Público:
Propriedade: Mixto Esporte Clube
Obs: Eurico Gaspar Dutra foi presidente da república e natural de Cuiabá.

Hinos


Letra: Ulisses Cuiabano
Música: Zulmira d’Andrade Canavarros


O Mixto Sport Club
Agora se apresenta.
E pelo branco e negro,
As cores que ostenta
No seu pavilhão.
Seremos sempre unidos
E sempre destemidos.
Havemos de lutar
E também trabalhar
De todo coração.
Hurra!… Hurra!…
O Mixto Sport Club
Será o lema
Desta nossa sociedade.
A união e também a lealdade.
Debaixo do nosso céu de anil,
Tremula altaneira
Nossa gentil bandeira.
E pelo sport, em nossa Cuyabá,
Teremos por fanal,
Luctar, luctar, luctar
Por nosso ideal.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=UOOLmGFu1VE


Autor: Paulo Farias

Mixto Esporte Clube tens um símbolo de glória
Que resplandece como estrela que surgiu
O teu nome está gravado na história
Do esporte, do esporte do Brasil
Mixto Esporte Clube tua bandeira tremulando
Até parece com certeza de vencer
Lutar, jogar, vencer
Ah este ano vamos o troféu receber
Avante Mixto, a torcida vai gritar
Com teus craques sempre à incentivar
Avante Mixto, tu serás consagração
Eu sou mixtense, clube do meu coração

Link: http://www.youtube.com/watch?v=cULqxMcjGRw

2 comentários:

  1. E ai galera,eu queria alguma coisa a respeito
    da decisao de 1984,de preferencia video dos gols.
    onde ganhamos de dois a zero do uniao e, invadimos o verdão pra comemorar com os jogadores.
    eu tinha 14 anos foi legal,valeu galera.
    aquino.leonardo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amigo tentei encontrar arquivos, mas realmente não achei quase nada sobre esse jogo tão importante, caso consiga algo envie para o meu msn: matheus_andrade94@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *