04 dezembro 2010

Cerâmica Atlético Clube


O Cerâmica Atlético Clube é um clube de futebol da cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Fundado no dia 19 de abril de 1950, o clube foi amador durante a maior parte de sua história, porém conquistando títulos em Gravataí em 1955, 1966, 1987 e 1988, além da Recopa Sul-Brasileira de 2010, mas ainda busca mais glórias no futebol profissional.


O Cerâmica Atlético Clube foi fundado em 19 de abril de 1950 pelos funcionários da Cerâmica de Gravataí para ser um espaço alternativo e popular para a prática do futebol. No início, o time jogava suas partidas numa área particular doada pelo proprietário da Indústria de Conservas Farrapo Ltda  a qual possuía três setores, sendo um deles o de cerâmica. A mudança de endereço ocorreu quando seu presidente Alcides Corrêa obteve junto à prefeitura, em 1956, o terreno onde, até hoje, se encontra a Sede do Clube, na Avenida Loureiro da Silva, centro de Gravataí. Fundadores do Cerâmica: Antônio Vieira Ramos, Sinval Dias da Rosa, Osvaldo Dias da Rosa, Adão Medeiros, Ari Ramos, Osvaldo Brito, Osmar Dias, Antônio Ribeiro, Carlos Selister, Elói Machado, Erní Ramos, Alcides Corrêa e Ari Medeiros.  

Curiosamente a data de fundação do clube foi na verdade proposta pelo Sr. Sinval Dias da Rosa porque era o dia do aniversário de Getúlio Vargas.

Em 1991, por sugestão de Sérgio Lourenço da Rocha, o campo do Cerâmica passou a chamar-se “Estádio Antônio Vieira Ramos”, uma homenagem ao seu eterno patrono.

Em 2007 o clube se profissionalizou e teve como primeiro adversário o Guarani, perdendo por 2 x 1 em Alvorada pela Copa FGF, já a primeira vitória foi no 1 x 0 sobre o Juventude B no Alfredo Jaconi no mesmo ano. O time ficou em 14° no geral.

Em 2008 disputou pela primeira vez a Segunda Divisão Gaúcha, mas acabou eliminado na primeira fase.

No ano posterior o clube surpreendeu e chegou até a final da Copa Lupi Martins, porém não suportou a força do Pelotas e de seu artilheiro Sandro Sotilli, mas lhe garantindo o direito de jogar a Copa do Brasil de 2010.

Cerâmica em 2009

Em 2010 enfrentou o Paraná na Copa do Brasil empatou em 1 x 1 em jogo disputado no Passo D'Areia, na capital gaúcha por conta da falta de capacidade de seu estádio em Gravataí. No jogo de volta começou vencendo o Paraná, mas levou 5 gols e foi eliminado. No estadual bateu na trave, já que ficou em último lugar no hexagonal final, perdendo a chance de ir para a elite.

Cerâmica e Paraná pela Copa do Brasil de 2010

Em 2010 o clube teve o primeiro título profissional, a Recopa Sul-Brasileira, disputada na cidade de Gravataí, onde o clube passou pelo Roma Apucarana e na final bateu o Brusque por 1 x 0.

Escudos Anteriores



Mascote

Ligeirinho


Estádio

Vieirão

Nome: Estádio Antônio Vieira Ramos
Local: Gravataí/RS
Capacidade: 3000 lugares
Inauguração: 2 de março de 2008, no jogo Cerâmica 1 x 2 Cruzeiro POA
Primeiro Gol: Cidinho, do Cerâmica
Recorde de Público:
Propriedade: Cerâmica Atlético Clube
Obs: Antônio Vieira Ramos foi um dos fundadores do clube.


Hino

Letra: Manuela Caringi e André Brito
Interpretação e Música : André Brito
Cerâmica time de valor
És nosso guerreiro tricolor
Solo de grandes peleadores
Honrado por teus bravos jogadores
Preto, verde, amarelo
Bate nosso coração
A tradição é a nossa raça
Cerâmica pra sempre campeão.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Wx9cT3UcCZs

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *