04 dezembro 2010

Amapá Clube


O Amapá Clube é um clube de futebol da cidade de Macapá, no estado do Amapá. Fundado no dia 23 de fevereiro de 1944, é o clube mais antigo do estado, tendo conquistado 10 títulos estaduais, sendo todos na era amadora. Sua mascote é uma Zebra e é conhecido como Alvinegro da Presidente Vargas.


Em reunião ocorrida em residência situada em frente ao primeiro prédio da Prefeitura Municipal de Macapá, hoje servindo à Secretaria Especial de Defesa Social. Foram fundadores do Amapá: Eloy Nunes Monteiro, Francisco Serrano, Pauxy Gentil Nunes, Newton Cardoso, Jose Serafim Coelho, João Vieira de Assis, Glicério de Souza Marques, Raimundo Nonato Araújo Filho, Raimundo de Campos Monteiro e Zoilo Pereira Córdoba. O então governador Janary Gentil também participou na fundação.

As primeiras partidas do Amapá ocorreram no campo da Praça da Matriz, onde conseguiu seus primeiros troféus. Em 1945, 1950, 1951 e 1953 mostrou a que veio no campeonato local. Surgiram vários nomes importantes, como Zé Maria Chaves, que foi campeão por 4 vezes pela Zebra e também 91, que foi um jogador do Amapá, além de ter tido outras funções no futebol, como árbitro.

Esperidico Cunha Ferro, o 91

Amapá Clube em seus tempos de glória

Em 1959, disputou um torneio amistoso na cidade de Caiena, retornando à Macapá com o troféu da competição. Em três partidas realizadas na Guiana, o Amapá venceu duas e empatou uma.

 Amapá recebendo troféu em 1969

Na década de 70 voltou a aterrorizar os adversários com os títulos de 1973, 1975 e 1979, mas não disputando nada a âmbito nacional, pois o futebol local era amador.

Amapá nos anos 70


Na última década de futebol amador no estado, o Amapá Clube em 1987, 1988 e 1990, sendo esse também seu último título estadual.

Após o início do profissionalismo o que o Amapá teve de destaque foram 4 vices e ter disputado a Copa do Brasil em 1992 e 1998 sem muito destaque. Ainda disputa todo ano o campeonato local, porém com campanhas fracas na maioria das vez


Escudos Anteriores




Mascote

Zebra



Estádio


Glicerão

Nome: Estádio Municipal Glicério Marques
Local: Macapá/AP
Capacidade: 5630 pessoas
Inauguração: 15 de janeiro de 1950, no jogo Seleção do Amapá 0 x 1 Seleção do Pará
Primeiro Gol: Norman, da Seleção do Pará
Recorde de Público:
Propriedade: Prefeitura Municipal de Macapá
Obs: Glicério Marques foi o primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *