10 novembro 2010

Goiânia Esporte Clube


O Goiânia Esporte Clube é um clube esportivo da cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. Fundado no dia 5 de julho de 1938 é um dos principais clubes futebolísticos goianos, possuindo nada menos que 14 títulos goianos, 2 goianos da Segunda Divisão e uma Copa Brasil Central (Centro-Oeste) em 1967, entre outros. É conhecido como Galo Carijó.


O Galo Carijó foi fundado em 1938, sendo assim um dos times mais antigos do estado, ganhando títulos em 1945, 1946, 1948, 1950, 1951, 1953, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1968 e 1974, sendo o maior time da época em Goiás, além de possuir grande rivalidade com o Atlético Goianiense, os dois times mais antigos da capital goiana.

Nos anos 40 foi construído o estádio Pedro Ludovico, mais conhecido como Olímpico, onde o Goiânia começou a mandar as suas partidas, se engrandecendo no estado.

Em 1967 conquistou seu primeiro título fora de Goiás, a Copa Brasil Central, um torneio entre clubes do Centro-Oeste, onde disputaram times goianos e brasilienses, o Goiânia por sua vez venceu os dois turnos e foi o campeão daquele ano.

Em 1974 o time conquistou o estadual em cima do Goiás, sendo o último, encerrando a época de glórias, disputando o Brasileirão também, mas sem sucesso.

Goiânia campeão em 1974

Após esse título começou a supremacia do Goiás e a decadência de Atlético Goianiense e principalmente do Goiânia, muitos superticiosos associam os mais de trinta anos sem títulos a uma suposta maldição do estádio Serra Dourada, construído em 1975, sendo que o clube nunca mais conseguiu levantar um caneco, a não ser em divisões inferiores, assim como aconteceu em 1998 e 2006.

Em 1991 o clube disputou a Copa do Brasil, mas acabou eliminado precocemente para o Fluminense de Feira.

Em 1999 disputou a Série C teve como glória vencer o Fluminense por 4 x 3 no Serra Dourada.




Jogo do Goiânia contra o Goiás


Em 2001 disputou a Copa do Brasil eliminando o América-MG e sendo eliminado pelo Corinthians, perdendo assim os dois jogos disputados.

Em 2005 caiu para a Segunda Divisão e retornou como campeão em 2006, vencendo 8 dos 12 jogos disputados no torneio, porém acabou rebaixando novamente em 2007.

Nesses últimos anos o Goiânia vem lutado para se manter na Segunda Divisão Goiana, com administrações ruins, crises, pouco dinheiro e sem apoio da massa que comparecia nos áureos tempos do Galo Carijó. O único momento de destaque foi ter a presença de Túlio Maravilha no elenco do time. O estádio Olímpico também foi demolido para uma reforma que até hoje não ocorreu.

Túlio com a camisa do Galo

Torcida do Goiânia em jogos


Mascote

 


Estádio


Olímpico

Nome: Estádio Olímpico Pedro Ludovico
Local: Goiânia/GO
Capacidade: 10000 pessoas
Inauguração: 03/09/1941, no jogo Goiânia 2 x 0 América/MG
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Governo do Estado de Goiás
Obs: Pedro Ludovico Teixeira foi fundador da capital goiana.

Hino

O galo carijó é professor.
O galo carijó é brigador.
O galo quando entra no rebolo
pega a bola, faz o gol, esconde a bola e ninguém vê

Cadê a bola?, cadê cadê?
Goiânia Esporte Clube futebol é com você!
Com você!!

Cadê a bola?, cadê cadê?
Goiânia Esporte Clube futebol é com você!
Com você!!Com você!!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=na_vUcLJG3Q

5 comentários:

  1. Acho que não foi o Serra Dourada não, o que amaldiçoou o Goiânia foi esse hino ridículo.
    Na boa, se mata o compositor e o dirigente do clube (se é que não já empacotaram) que aceitou este hino cocô!!xD

    ResponderExcluir
  2. Verdade que os idiotas dos dirigentes do Galo venderam a vila olimpica? Se for verdade pode cozinhar o galo na panela de pressão até ficar só o caldo.Acabaram com o Goiânia ,depois da morte do Jaime Camara, só apareceram malas sem alças para dirigir o Galo, deu no que deu....acabou !!!!!

    ResponderExcluir
  3. KKKKK GALO MESMO SÓ EXISTE UM O VERDADEIRO GALÃO DA MASSA LIDER INCONTESTAVEL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2012!!! E UM DOS TIMES MAIS TRADICIONAIS DO BRASIL O RESTO É IMITAÇÃO!!! CHING LING

    ResponderExcluir
  4. Mais informações sobre o Goiânia Esporte Clube no site www.torcedoresdogoiania.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *