08 outubro 2010

Associação dos Bancários da Bahia



A Associação dos Bancários da Bahia, ou ABB, é um clube de futebol da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Fundado no dia 6 de setembro de 1976, é um clube de pequeno porte do futebol baiano, conquistando um estadual da segunda divisão em 1984. O clube tem mais destaque nas categorias de base e juniores.


O clube foi fundado em setembro de 1976, em decorrência de divergências entre os diretores da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, que queriam disputar o futebol profissional e os estatutos da AABB não permitiam esta prática desejada por alguns membros da diretoria.

Sendo assim, em 06/09/76, foi fundada a ABB, clube voltado para a disputa do futebol profissional, tendo sido o Sr. Lindembergue Freire Valença o primeiro presidente da nova agremiação. Das origens iniciais como AABB, foram mantidas as cores oficiais (azul e branco) e o escudo original, onde apenas foi suprimida uma letra "A", passando então a ABB a ser uma entidade de natureza jurídica própria, deixando de ter ligação direta com o Banco do Brasil.

Posteriormente, adquiriu vida própria, deixando de contar inclusive com o apoio ou participação dos bancários, apesar de ter sido originada de uma entidade diretamente ligada ao Banco do Brasil, ou seja, a AABB. Desvinculada de suas origens iniciais, a ABB passou a ser sediada em bairros como São Caetano, Plataforma, Boca do Rio e até outros municípios, como Jacobina, onde esteve sediada por uns tempos.

Iniciou sua trajetória profissional no ano de 1978, e em 1980 disputou novamente o estadual da primeira divisão, mas ficou no último lugar.

Em 1984 conquistou a segundona estadual no mesmo ano ao bater o Botafogo por 2 x 0 na Vila Canária.

O clube dos bancários baianos disputou a elite estadual em 1985, quando até conseguiu passar para a segunda fase, e em 1986, quando ficou na lanterna do campeonato e acabou rebaixado para á Segunda Divisão. 

A equipe teve alguns atletas formados em suas divisões de base, encontram-se sob parceria em algumas equipes do futebol brasileiro, tais como: O zaguero John, nascido em 1990, repassado para o Vitória, o meia atacante Sebá, nascido em 1992, atualmente encontra-se no Cruzeiro/MG., o goleiro Israel e o zagueiro Júlio Cesar, ambos nascidos em 1988, encontram-se na Seleção de Itamarajú/BA, o zagueiro Alan Dias, nascido em 1991, encontra-se no Bahia, além de vários outros atletas que deverão ser encaminhados nos próximos meses, a exemplo do excelente frente de zaga Anderson Sales, nascido em 1990, que deverá se apresentar brevemente ao Vitória.

Depois desse rebaixamento o clube soteropolitano nunca mais conseguiu retornar á elite baiana, disputou até algumas vezes a segunda divisão nos anos 80 e 90, mais precisamente em 1989, 1990*,1994 e 2000, mas não conseguiu. O clube se licenciou do futebol profissional desde então e vem continuando na busca de jovens talentos.

A ABB desenvolve as suas atividades no Sesi—Simões Filho, onde mantém, em parceria com o Sesi, uma escolinha de futebol, além das atividades de suas categorias infantil, juvenil e júnior. Sagrou-se campeã do Campeonato Baiano de Futebol, categoria juniores da 2a. divisão nos anos de 1993 - 1994 e 2007.

Sala de troféus do AAB

AAB sub-17 em 2009 juntamente com Ronaldinho Gaúcho em Pituaçu

Atualmente, prepara-se para a disputa campeonato baiano da 1a. divisão, categorias infantil e juvenil. O clube ainda tem plano para retornar ás atividades profissionais.


Escudos Anteriores
Estádio


 Metropolitano de Pituaçu

Nome: Estádio Governador Roberto Santos
Local: Salvador/BA
Capacidade: 32.157 torcedores
Inauguração: 11 de março de 1979, no jogo Bahia 2 x 0 Fluminense de Feira
Primeiro Gol: Douglas, do Bahia
Recorde de Público: 32.157 pagantes, no jogo Bahia 0 x 1 Vitória, em 25 de abril, e no jogo Bahia 2 x 0 Sport, no dia 29 de maio de 2010.
Propriedade: Governo do Estado da Bahia
Obs: Roberto Figueira Santos é um médico, professor e político, governador da Bahia entre 1975 e 1979.




0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *