15 outubro 2010

Associação Atlética Cruzeiro do Sul


A Associação Atlética Cruzeiro do Sul é um clube esportivo da região administrativa de Brasília, no Distrito Federal. Fundado no ano de 1961, o clube foi um dos pioneiros do futebol de Brasília, sendo campeão no ano de 1963 e em 1967, ainda na época amadora. Infelizmente não se possuem muitos dados sobre a equipe.


O Cruzeiro do Sul foi um dos pioneiros do futebol brasiliense, disputando o campeonato do Distrito Federal a partir do início da década de 60 e em 1963 se sagrou campeão estadual ao vencer o forte time do Rabello.

Cruzeiro do Sul campeão de 1963

Em 1964 o time representou o Distrito Federal na Taça Brasil, mas acabou sendo eliminado precocemente pelo Vila Nova, perdendo de 3 x 1 em Goiânia e empatando em 2 x 2 em Brasília. No estadual não conseguiu fazer uma campanha que levasse ao título.

Na primeira rodada, o Cruzeiro do Sul venceu 2 x 1 A. A. Mariana por 2 x 1, enquanto Coenge e Rabello empataram em 1 x 1 (nos pênaltis, vitória do Coenge por 3 x 2). Na decisão do torneio, o Cruzeiro do Sul venceu o Coenge por 4 x 3 e sagrou-se campeão.

Com o tempo, os clubes da época perderam apoio financeiro que detinham de empresas que construíram a capital federal e iam encerrando as suas atividades esportivas, visto que o futebol estava transitando para o profissionalismo definitivo, tendo assim mais gastos com a equipe, assim o Cruzeiro do Sul não escapou, sendo definitivamente extinto em 1974.


2 comentários:

  1. Tenho a informações de que o clube foi fundado em 1961.

    Parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. Só para complementar: O nome correto é Associação Esportiva Cruzeiro do Sul. O time foi fundado em 21 de abril de 1961, campeão em 63 mas vice em 1967. Ainda foi campeão juvenil em 64. Extinto em 1974, seu terreno foi ocupado pela Unidos do Cruzeiro, a popular ARUC, que criou seu departamento de esportes e passou a ser a sucessora do Cruzeiro.

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *