15 agosto 2010

Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube







A Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube é um dos principais clubes de futebol do Espírito Santo, localizado na cidade de Serra, na região da Grande Vitória. Fundado no dia 24 de junho de 1930, a Cobra Coral possui 5 títulos capixabas e um título da Série B do Espírito Santo em 1997, entre outros títulos de menor expressão. Também é conhecido pela alcunha de tricolor em alusão ás três cores do clube: o preto, branco e vermelho.


O Serra FC foi fundado no dia 24 de Junho de 1930, dia de São João, com a união de times locais com o time "12 de Outubro". Um dos fundadores foi Arnaldo Ferreira Castelo. O clube foi por diversos anos apenas um clube amador da cidade, ganhando títulos citadinos, como os Supercampeonatos Serranos de 1985, 1987,1989 e 1986.

A situação se mudou em 1997, quando disputou seu primeiro campeonato profissional: a Segundona do ES. A estréia do clube no futebol profissional foi no dia 31 de agosto de 1997, quando goleou o Botafogo de Jaguaré em casa por 6 x 0. O clube tricolor se classificou em primeiro no grupo e se garantiu na fase final, onde se classificou em segundo, juntamente com o Mimosense. Na final derrotou o time de Mimoso do Sul e foi campeão profissional pela primeira vez.

Serra campeão de 1997

Em 1998 estreou na primeira divisão contra o Vitória no Robertão perdendo de 1 x 0. Ao fim do campeonato ficou em posição intermediária.

No ano seguinte acabou fazendo boa campanha e chegando ao quadrangular final, onde se saiu campeão capixaba pela primeira vez em sua história, desbancando os favoritos. Em 1999 também teve direito de disputar a Série C, fazendo uma excelente campanha e chegando até o quadrangular final, onde chegou a derrotar o Fluminense por 2 x 1 no Maracanã, assim se sagrando o primeiro clube capixaba a vencer uma partida no Maracanã. Ficou no 3° lugar da competição. No ano teve como referência no ataque o centroavante Betinho, que marcou 21 gols na competição.

Serra campeão de 1999

Em 2000 o clube tricolor foi para uma final de campeonato estadual, mas acabou perdendo para o time da Desportiva numa melhor de três jogos decisivos. Estreou na Copa do Brasil, porém foi eliminado ainda na primeira partida pelo Santos, pois perdeu de 3 x 0 no Engenheiro Araripe. Além disso acabou participando da Série B do bagunçado campeonato nacional de 2000, onde acabou ficando na 17° posição entre 36 clubes, além de enfiar a maior goleada do torneio: um 6 x 0 na Desportiva no Engenheiro Araripe. Já teve em seu elenco também nesses anos o jogador Geovani, ex-Vasco e Seleção Brasileira.

Em 2001 foi mais uma vez vice no campeonato estadual e ficou no terceiro lugar da Copa Centro-Oeste, mas acabou fazendo uma pífia campanha na Série B, ficando na lanterna do Grupo B e retornando á Série C. 

Time do Serra


Em 2002 fez novamente uma boa campanha no estadual, porém foi eliminado pelo Rio Branco. Na Série C ficou distante de conseguir o retorno á Série B. Em 2003 a Cobra Coral voltou a atacar e foi campeã capixaba pela segunda vez cujo título foi decidido em um quadrangular final. Em 2004 conquistou o bi ao vencer os 2 turnos, o jogo do título foi na goleada de 4 x 0 sobre o CTE Colatina no Robertão.

Time levantando a taça de campeão de 2004

Em 2004 foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo América-MG. O clube tricolor em 2005 foi eliminado pelo Brasiliense. Em 2005 teve mais alegria, já que o tricolor foi campeão capixaba pela terceira vez consecutiva ao vencer o Estrela do Norte, contando mais uma vez com o artilheiro Betinho, que foi artilheiro do estadual. Em 2006 não conseguiu o tri e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil novamente.

No ano de 2008 o Serra voltou a dar alegrias para a sua torcida, vencendo o Rio Bananal na decisão por 2 x 0 e conquistando seu 5° título estadual na história. 

Serra campeão 2008

Em 2009 por pouco não caiu para a Segunda Divisão do Espírito Santo e em 2010 ficou apenas no limbo.


Torcida Cobra Coral

Serra em jogo contra a Desportiva em 2010



Escudos Anteriores



Mascote

Cobrra Coral 

Obs: essa foto é o símbolo da Torcida Cobra Coral, torcida organizada do Serra.


Estádio


Robertão

Nome: Estádio Municipal Roberto Siqueira Costa
Local: Serra/ES
Capacidade: 3000 pessoas
Inauguração: 
Primeiro Gol: 
Recorde de Público:
Propriedade: Prefeitura Municipal da Serra


Estiva

Nome: Centro Esportivo Estiva
Local: Serra/ES
Capacidade: 2500 pessoas
Inauguração: 
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Estiva


Hino

Composição: Carlos Papel/ Lula de Vitória
 
Eu sou tricolor, sou alto astral
Eu sou Cobra Coral
Sou, sou tricolor, eu sou
E é com muito amor
Que eu viro criança
Serra da boa esperança
Tua camisa me abraça
É o pano que veste a raça
Desse time campeão
Eu sou do SERRA
E vou subir a montanha
Só pra fincar sua bandeira
Só pra gritar o seu nome
SERRA, SERRA...
Na brincadeira da vida eu ganhei
Marraio feridô sou rei
Na arquibancada da vida sou eu
Sou SERRA o campeão, sou eu
Sou eu, sou eu, sou eu
Cobra Coral sou eu.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=UhunbPkqug4&feature=player_embedded


7 comentários:

  1. bom dia. também sou um apaixonado pelo futebol e em especial pelos escudos. possuo um blog ainda em fase inicial (escudosdomundointeiro.blogspot.com) e já coloquei um link de acesso ao teu blog. um grande abraço. se precisar de alguma informação sobre clubes do rs e eu puder ajudar manda uma mensagem ai. att homero queiroga

    ResponderExcluir
  2. ESTOU PRECISANDO SE ALGUÉM TIVER FOTOS DO TIME DO SERRA CAMPEAO DE 2003,2004 E 2005 ,O MELHOR TIME DO ES NESSES ANOS,OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Acessem o meu blog sobre Serra FC:
    http://wwwserrafccombr.blogspot.com/

    La voces encontram fotos e informações sobre o tricolor.

    ResponderExcluir
  4. alguém sabe quem era a comissao técnica do serra nas conquistas do capixabao de 2003,2004 e 2005?o que eles fazem agora? era a melhor comissao técnica do estado!!Por onde andam

    ResponderExcluir
  5. SERRA O MAIOR DO ES!!!

    ResponderExcluir
  6. convocando a tocida do Serra !! votem ai

    http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2011/12/19/qual-o-tamanho-das-torcidas-na-rede/

    ResponderExcluir
  7. O técnico de 2003,2004,2005 era o Cosme Eduardo!!

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *