20 agosto 2010

Desportiva Capixaba


A Desportiva Capixaba é um clube de futebol da cidade de Cariacica, no Espírito Santo. Fundada no dia 17 de junho de 1963 com o nome de Desportiva Ferroviária (na época administrada pela Companhia Vale do Rio Doce), é um dos principais clubes do Espírito Santo. Possui 16 estaduais, 1 Série B de 2005 e uma Copa ES de 2008, entre outro títulos menores, além é claro de participações na Série A do Brasileirão. Também possui de acordo com as pesquisas a segunda maior torcida entre os clubes capixabas. É conhecida como Grená, Locomotiva e Tiva.


O clube nasceu Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, em 17 de junho de 1963, como resultado da fusão de Vale do Rio Doce, Ferroviário, Cauê, Guarany, Valeriodoce e Cruzeiro, todos formados por ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce. Foi a própria diretoria da empresa que tomou a iniciativa de fomentar a união, pois seus funcionários viviam à porta dos diretores pedindo ajuda para os cinco clubes isoladamente. A primeira diretoria da Desportiva Ferroviária foi formada por João Carlos F. Linhares, presidente de honra; José Coradini, presidente executivo; Ludgero César Sarcinelli Garcia, vice-presidente; Lino Santos Gomes, assessor; além de mais 33 pessoas, todas estas com funções subaltern

Em 1964 o clube da Vale do Rio Doce conquistou seu primeiro estadual, o primeiro de muitos que viriam pela frente. Em 1965 repetiu a dose.

Desportiva campeã em 1964

Para incentivar a união, a companhia prometeu – e depois cumpriu – construir um estádio e doá-lo ao novo clube. Assim, surgiu o Estádio Engenheiro Araripe em 1966, em Jardim América, Cariacica (ES), então com capacidade para 36 mil torcedores.

Participou de Taças Brasil nos anos 60 também.

Em 1967 voltou a ser campeão capixaba, feito que também se repetiu em 1972. Em 1973 a Tiva estreou na elite do futebol brasileiro, sendo que o representante do Espírito Santo ficou em 27° lugar no geral. Em 1974 foi campeã capixaba em cima do Rio Branco, tendo direito de disputar o Brasileirão mais uma vez no ano de 1975, onde fez uma campanha fraca, ficando na 37° posição.

Tiva campeã de 1974

Voltou a ser campeã capixaba em 1977 e ficou em uma posição ruim em 1978. Conquistou um tricampeonato capixaba entre 1979 e 1981, voltando a conquistar o Capixabão em 1984, quando foi campeão vencendo o Rio Branco por 2 x 0 no quadrangular final. Em 1986 repetiu a dose e venceu o campeonato.

Desportiva campeã de 1984

Grená campeã em 1986

Em 1989 ganhou mais um capixabão, época em que os times do interior começavam a ter o domínio dos títulos. Disputou a sua primeira Copa do Brasil em 1990, quando foi eliminada na primeira fase pelo Botafogo.

A Desportiva sempre revelou bons jogadores nas suas divisões de base. As duas principais revelações do grená já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: o meia Geovani e o ponta-esquerda Sávio. Ambos começaram nas escolinhas do clube de Jardim América. Geovani nasceu em Cariacica, pertinho da sede do Desportiva e foi lançado aos 16 anos no time profissional. É o maior ídolo da história do clube. Sávio deixou a Desportiva mais cedo, aos 14 anos, indo para o Flamengo, onde projetou-se a ponto de chegar à Seleção Brasileira.

Os anos 90 marcaram uma nova fase na era da Desportiva, mas antes o clube fez boas campanhas, ganhando os títulos de 1992, 1994 e 1996.

Desportiva campeã de 1992

Desportiva campeã 1994

Desportiva campeã 1996

A Locomotiva Grená fez uma excelente campanha na Série B de 1998, passando pela primeira fase, eliminando a Tuna Luso, passando pela terceira fase e chegando ao decisivo quadrangular final, onde disputou o acesso pau-a-pau com o Gama, Botafogo-SP e Londrina. O clube grená tentou muito, mas não conseguiu o acesso, que foi impedido após ser goleado pelo Botafogo no Santa Cruz por 5 x 1.

Entrada em campo da Desportiva no Engenheiro Araripe no fim dos anos 90, festa grená
(provavelmente em 1998)
Em maio de 1999 após longas negociações, a Desportiva Ferroviária anunciou o início de uma nova fase em sua história: a de clube-empresa, conforme a Lei Pelé, vendendo 51% de suas ações para o grupo Frannel, de derivados de petróleo, e passando a chamar-se Desportiva Capixaba S.A. O clube passou a ser comandado por Marcelo Villa-Forte, no qual o clube começou o seu calvário.

Em 1999 o clube grená fez péssima campanha na Série B, mas não rebaixou por conta da bagunça ocorrida no campeonato. A má campanha se repetiu em 2000, mas ao mesmo tempo ganhou o estadual.

Desportiva campeã 2000

Em 2001 não conseguiu ser campeão capixaba e foi rebaixado para a Série C do Brasileirão, juntamente com o também capixaba Serra. No ano seguinte foi rebaixada em pleno Capixabão, voltando em 2004 após o vice campeonato de 2003, perdendo o título para o Vilavelhense. O clube estava sem grana e em dívidas.

Em 2005 se licenciou das competições, tendo que disputar a Segunda Divisão em 2006, onde foi eliminada ainda na primeira fase do torneio, parecia o início do final daquele clube tradicional do futebol brasileiro.

Mas em 2007 o clube grená teve uma reviravolta, conseguiu o acesso e chegou até a final contra o Rio Bananal, vencendo por 3 x 1 no Engenheiro Araripe com mais de 15 mil grenás no estádio, assim conquistando o título da Segunda Divisão do Espírito Santo.

Desportiva campeã da Segunda Divisão de 2007

Em 2008 contou com o reforço de Sávio, revelado pelo clube e ex-jogador do Flamengo e Real Madrid-ESP. Porém o brilho do atacante no clube não adiantaram muita coisa, já que o clube lutou contra o rebaixamento, mas acabou por escapar do descenso. No mesmo ano de 2008 disputou a Copa ES e fez uma grande campanha, chegando ao título do torneio em cima do maior rival Rio Branco no Engenheiro Araripe lotado, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2009.

Desportiva campeã da Copa ES 2008

No ano de 2009 também fez uma pífia campanha no estadual, não conseguindo nem manter a grandeza da equipe, senda eliminada na primeira fase, já na Copa do Brasil teve insucesso e foi eliminada precocemente pelo Fortaleza.

Em 2010 sufoco para a torcida grená, já que mesmo com os gols de Zé Afonso pela Desportiva, a Locomotiva foi rebaixada novamente para a segunda divisão, porém entrou nos tribunais para vencer o Espírito Santo de Anchieta. A briga se arrasta até hoje, mas está prevalecendo o rebaixamento da tradicional equipe de Cariacica.

Jogo da Desportiva em 2010



Escudos Anteriores



Mascote

Maquinista


Estádio

Engenheiro Araripe (Jardim América)

Nome: Estádio Engenheiro Alencar de Araripe
Local: Cariacica/ES
Capacidade: 20000 pessoas
Inauguração: 16 de janeiro de 1966, no jogo Desportiva 0 x 3 América-RJ
Primeiro Gol: Roberto Almeida, da Desportiva (contra)
Recorde de Público: 27.600 pagantes, no jogo entre Flamengo 0 x 1 Vitória, em 1995
Propriedade: Desportiva Capixaba
Obs: Alencar de Araripe foi engenheiro da Vale do Rio Doce e morreu antes da construção do estádio. Jardim América é o bairro em que o estádio fica localizado


Hino

Pra frente Desportiva
Pra frente é o seu destino
Quem fica não conquista
Grandes marcas em sua vida.
O seu passado já mostrava suas glórias
De triunfos que ornamentam sua história.
Vencer, vencer, vencer!
É o grito da torcida que desperta.
O suor grená de suas lutas
Parece sangue que corre em nossas veias.
É o clube que sabe fazer amigos
Desportiva, Desportiva!


Grená grená grená
Meu coração é grená
Sou Desportiva
Oh chama viva é meu maior prazer te amar
Sou campeão levanto a taça
Essa camisa é pura raça
Tiva tiva
Meu coração é grená
Não importa onde é o jogo
Eu vou correndo pra te ver
Solto o grito com a galera
E entro em campo com você
Faça chuva faça sol
Eu vou eu chego lá
Vou sem medo e seu Deus quiser
Vai dar Tiva Tiva
Link: http://www.youtube.com/watch?v=_9NjwfvYXM8

 

7 comentários:

  1. Paixão pela Desportiva!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que analfabeto... tinha que ser torcedor da desportiva mesmo... nao sabe nem escrever...

    "saLdade"... cara burro!!!

    ResponderExcluir
  3. O hino antigo é o original e o correto.

    esses caras são sem noção o meu coração é grená do carlos bona está descaracterizando o clube
    putzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  4. se veio pra falar merda vai pro inferno.
    vem bater de frente com o pessoal da tiva o seu viado.
    se o mano escreveu errado ele pode aprender mais ser fudido igual vc num tem como mudar naum

    ResponderExcluir
  5. agora ja pode atualizar o escudo pois em abril de 2011 a ferroviaria voltou agopra voltou de vez a Associação Desportiva Ferroviária,maios do ES...ferroviariaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando reativar a conta no blog, quando conseguir vou fazer isso, Desportiva Ferroviária está mais forte agora, isso é muito bom !

      Excluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *