20 agosto 2010

Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus


O Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus é um clube de futebol da cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Fundado no dia 13 de dezembro de 1963, é um dos times mais tradicionais do interior do estado, chamado de várias alcunhas, como Pitbull do Norte, Azulão, Associação, São Teteu, Gigante do Norte e Alvianil do Sernamby. Conquistou um Capixabão em 2009 e tem 2 títulos capixabas da Série B, em 1987 e 2008.


Tudo começou com um time formado pela Congregação Mariana, formado quase que totalmente por seminaristas. Com a regularidade, passou a se chamar Associação Atlética Paroquial. Até 1970, jogava amistosamente com equipes de cidades vizinhas, disputando partidas marcantes com o Industrial, de Linhares, que originaram uma rivalidade que ultrapassaria décadas entre as duas cidades. Os jogos contra o Mateense Futebol Clube, também do bairro Sernamby, eram verdadeiros clássicos, recheados de rivalidade. Em 1971, o clube mudou de nome e passou a ser conhecido como Associação Atlética Desportiva (AAD), para mais tarde se tornar Associação Atlética São Mateus. Em 1975, quando ganhou personalidade jurídica, o São Mateus conquistou o 1º Campeonato do Norte, passando a ser conhecido como "O Gigante do Norte".

Nessa época, a diretoria do então presidente José Geraldo de Andrade entrou com uma ação na justiça reivindicando a posse do estádio. A justiça entendeu que era correta a reivindicação e a posse do estádio foi dada ao clube por usucapião. O Sernamby na época cabia cerca de 1500 pessoas.

O primeiro Campeonato Capixaba da 1ª Divisão que disputou foi em 1976, conquistando o troféu de Campeão Estadual do Interior. Até então viveu dias de glória no futebol amador, para onde retornou em 1981. Nesse período o São Mateus foi tri-campeão do Campeonato Estadual de Amadores (1984, 1985 e 1986) e bi-campeão do Campeonato do Norte Capixaba (1984 e 1985).

Em 1987 voltou definitivamente ao futebol profissional, se sagrando campeão da Segunda Divisão do Espírito Santo.

Em 1988 foi lanterna de seu grupo no estadual. Em 1991 o time ficou na vice lanterna de seu grupo, fazendo campanhas fracas até então. Em 1994 o Pitbull começou a assustar os grandes do Espírito Santo, ficando num honroso 2° lugar pela primeira vez em sua história. Em 1995 participou pela primeira vez da Série C, entretanto ficou na 30° colocação. Em 1997 ficou novamente no segundo lugar.

Em 1999 disputou a Copa Centro-Oeste mesmo sendo um time capixaba. Ficou em 6° lugar e com a defesa menos vazada, com 2 gols. Aplicou também a maior goleada do torneio, 8 x 0 sobre o Ivinhema.

No ano de 2000, o clube realizou a maior façanha de sua história, ao ser terceiro colocado Copa Centro-Oeste, após empatar, nas semi-finais, em ambos os jogos por 1x1 com o Vila Nova, que conquistou a vaga por ter melhor campanha que a Associação. Vale ressaltar também que o São Mateus classificou-se às semi-finais como primeiro do seu grupo (grupo B). Neste mesmo ano, devido a esse feito, o clube passou a ser conhecido como O Pit Bull do Norte. Conquistou o vice no Espírito Santo em 1998 e 1999.

 Jogo do São Mateus

Após o terceiro lugar na Copa Centro-Oeste, a Associação passou por um período de estagnação, com resultados medianos no Campeonato Capixaba, o que gerou certa insatisfação da torcida.

Em 2004 o clube reformou novamente o estádio, ampliando a capacidade de 5000 (da reforma nos anos 90) para 7500 lugares. No ano de 2006, foi montada uma equipe em parceria com uma empresa de Ibiraçu. O projeto não rendeu como esperado e o clube foi rebaixado com apenas um ponto conquistado no Campeonato Capixaba.

Em 2007 faz campanha abaixo da média na Segundona, mas em 2008 vence o Vitória nas semifinais e garante o acesso. Nas finais disputadas com o GEL, empatou em 2 x 2 na Serra. No jogo de volta, em São Mateus, a equipe alvi-anil saiu na frente do marcador, deixando o GEL virar para 2x1, placar que persistia até 37 minutos do segundo tempo, quando o xodó da torcida mateense, Ferrugem, empatou o jogo com um chute de fora da área. O resultado, que se manteve até o fim da partida, deu o título ao São Mateus, por ter feito melhor campanha que o GEL.

 São Mateus campeão 2008

Em 2009 retornou para a elite capixaba, sendo que por pouco não disputou aquele campeonato que consagraria o time alvianil pela falta de verbas. O time foi formado ás pressas com o objetivo de se manter na elite. O objetivo foi longe demais. A equipe desconhecida, liderada pelo artilheiro Marcelo Pelé, se classificou para as semifinais com folga, na liderança, assim chamando a torcida para jogar junto com o time, lotando o Sernamby. O que era sonho, ia se tornando realidade. O clube mateense passou pelo Vilavelhense nas semifinais ao perder por 1 x 0 em Vitória e vencer por 2 x 0 no Sernamby. 

A final foi disputada contra o Rio Branco. O clube de Vitória venceu o São Mateus por 2 x 1 no Engenheiro Araripe tomado pela massa capa-preta. O Rio Branco começou vencendo por 2 x 0 no Sernamby (naquela partida que teria mais de 7000 pessoas no estádio), iniciando assim uma série de eventos duvidosos por parte da equipe de Vitória.  Após o primeiro gol da equipe mateense a confusão se instalou e após alguns minutos de violência, o árbitro Devarly do Rosário deu continuidade a partida, que não durou muito tempo, pois exatamente após o reinicio, Bombom empatou para o São Mateus, o que novamente acarretou em paralisação. Após quase 20 minutos de paralisação, novamente o arbitro deu continuidade ao jogo, que não continuou por muito tempo. O jogo foi encerrado após o atleta do Rio Branco Elder contundir-se bizarramente após cobrar um lateral. O campeão capixaba acabou sendo decido nos trubunais. O Pleno do TJD da FES decidiu que o título deveria ser dado ao São Mateus e após alguns meses, o Pleno do STJD decidiu o mesmo, sagrando definitivamente o São Mateus como Campeão Capixaba de 2009.

 São Mateus campeão capixaba de 2009


Em 2010 disputou a sua primeira Copa do Brasil, mas foi eliminada ao perder os dois jogos para o Remo, 2 x 1 em casa e 4 x 1 no Pará. O estádio Sernamby foi posto á venda para o time mateense construir um estádio para 15 mil pessoas e com boa estrutura. No Capixabão passou sufoco, mas acabou não rebaixando para a Segundona.

Jogo do São Mateus com a Desportiva em 2010



Escudos Anteriores


Mascote
Pitbull


Estádio

Sernamby

Nome: Estádio Manoel Moreira Sobrinho
Local: São Mateus/ES
Capacidade: 7500 pessoas
Inauguração: anos 60 (construção 1961)
Primeiro Gol:
Recorde de Público: 7000 pessoas, no jogo entre São Mateus 2 x 2 Rio Branco, no dia 30/05/2009
Propriedade: Associação Atlética São Mateus
Obs: Sernamby é o bairro em que se localiza o estádio.
Hino

Azul e branco
Com muita raça
Pintei meu coração
Sou São Mateus
Uma história
De amor e tradição
São Mateus
Desde o início em 63
Em páginas de glória
Escreve um livro
Que traduz a sua hstória
Bola na rede, Gol
Grita a torcida
Esse time é campeão
Posso sorrir, posso chorar
São Mateus é São Mateus
E sempre vou te amar

Link: http://www.youtube.com/watch?v=LqQHOcJLgpU
 

1 comentários:

  1. O Escudo está errado. O escudo listado a cima é usado erroneamente pela rede gazeta, sendo que o o correto é esse:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/49/Escudo_SM_2013.png

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *