05 junho 2010

Guarany Sporting Club



O Guarany Sporting Club é um clube esportivo da cidade de Sobral, no interior do estado do Ceará. Fundado no dia 2 de julho de 1938, é um time conhecido do Ceará, chegando a disputar a Série B em 2002 por desistência do Malutrom e tem como títulos os 4 campeonatos da Segunda Divisão do Ceará, em 1966, 1999, 2005 e 2008. É conhecido como Cacique do Vale.


Em 1938 foi fundado na residência do Sr. Luiz Nogueira Adeodato, na esquina da Av. Dr. Guarany e á rua Cel. Mont'Alverne, nascendo o primeiro time de Sobral. A primeira diretoria do Guarany era composta por: Pe. José Aloísio Pinto (Presidente de Honra), Luiz Nogueira Adeodato (Presidente Executivo). A origem do nome foi em tributo ao médico Dr. Antônio Guarany Mont'Alverne, filho ilustre de Sobral, que ainda jovem tornou-se o primeiro médico de Sobral nascido na cidade.

Dentre elas a do Dr. Éverton Francisco Mendes Mont'Alverne, que levou o time a disputar o título de Campeão Cearense de Futebol (3° lugar em 1970), o que divulgou consideravelmente o nome do clube e da cidade de Sobral. Outro Presidente que merece destaque, foi goleiro do clube durante anos, onde conquistou o Intermunicipal de 1949.

Guarany em 1952

Em 1966 venceu o primeiro campeonato da divisão inferior no Ceará e conseguiu seu acesso para a divisão principal do campeonato.

Em 1967 ficou em 4° lugar no segundo turno e em último no primeiro turno do campeonato.

Time que participou do estadual de 1967

No dia 31 de Julho de 1982, assume o Presidente que mais ano ficou frente ao clube, o Sr. Luiz Mello Torquato. O primeiro jogo sob a administração do Sr. Luiz Torquato, foi no dia 1° de agosto de 1982, entre a equipe do Guarany de sobral e o Guarani de Juazeiro, no estádio do Junco, onde o Guarany sobralense venceu por 2x0.

Em 1983, pela excelente campanha no certame cearense, o Guarany ganhou o direito de participar da Taça de Prata, e no ano seguinte repetiu a dose com o 3° lugar no Campeonato Cearense. Sob o comando do Sr. Luiz Mello Torquato, o Guarany ainda disputou o Campeonato Brasileiro de 1987, último ano que a equipe disputou campeonato promovido pela CBF.

 Guarany em 1984
 
 Guarany em 1987

Dentre os títulos conquistados na administração do Sr. Luiz Mello Torquato podemos destacar a conquista do Torneio de Movimentação em 1996.

Em 1998 rebaixou para a Segunda Divisão pela primeira vez em sua longa história. Se redimiu ao fracasso e em 1999 se sagrou campeão da Segunda divisão pela segunda vez na administração de Luiz Torquato.

Guarany de Sobral

Voltando a primeira divisão, classificou-se em 3° lugar nos anos de 2000 e 2001, em 2001 foi o único clube classificado do Norte e Nordeste para as finais do Campeonato Brasileiro da série C, ficando entre os quatros finalistas de um total de 65 clubes disputantes e sendo o campeão geral de renda entre os participantes.

Em 2002 após a desistência do Malutrom acabou assumindo a vaga na Série B do mesmo ano, mas com uma fraca campanha acabou rebaixado para a Série C.
Para completar em 2003 acabou rebaixado novamente para a Segunda Divisão de 2003. Em 2004 ficou fora da Série A, mas em 2005 o Cacique do Vale voltou a ser campeão da Segundona. Pego no efeito iôiô acabou rebaixado em 2006, mesmo após conseguir alguns resultados importantes na reta final.

Em 2007 para completar não conseguiu o acesso, mas em 2008 venceu o Maranguape na final e acabou se sagrando pela quarta vez campeão da Segundona do Ceará.


Guarany campeão de 2008

No retorno ao primeiro escalão do Ceará em 2009 acabou não decepcionando e ficou em 4° lugar, chegando a decidir a final do segundo turno com o Fortaleza, mas o sonho de ir até a final foi para o brejo no primeiro jogo ao levar de 4 x 1 em pleno Estádio do Junco.

Em 2010 fez um grande campeonato, mas não contou com a sorte novamente, perdendo as duas finais de turno, uma para o Fortaleza e a outra para o Ceará, conquistando o 3° lugar no campeonato e se classificando para a Série D de 2010. Para o estadual contou com Clodoaldo, antigo xodó da torcida do Fortaleza.


Guarany em partida pelo estadual de 2010



Escudos Anteriores




Mascote


Cacique


Estádio

Junco

Nome: Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo
Local: Sobral/CE
Capacidade: 15000 pessoas
Inauguração: 08/06/1969
Primeiro Gol: 
Recorde de Público: 23000 pessoas, no jogo Guarany x Cruzeiro
Propriedade: Prefeitura Municipal de Sobral
Obs: Plácido Castelo foi governador do Estado do Ceará.


Hino


Letra Luiz Gonzaga Frota
Música Luiz Gonzaga Frota

Guarany, teu nome é glória
Guarany, símbolo de vitória
Guarany, na luta és tão forte
És orgulho da "Princesa do Norte".
És cacique de um vale vibrante
Que vai muito avante, avante lutar
Por um povo que ama seu time
Guarany! Guarany!
Vamos lutar, vamos ganhar.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=1T1ZPDnntmE

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *