12 junho 2010

Esporte Clube Flamengo


O Esporte Clube Flamengo é um dos maiores clubes de futebol do Piauí, localizado na cidade de Teresina, capital do estado. Fundado no dia 8 de dezembro de 1937, possui 19 títulos piauienses, além de 2 Copas do Piauí, entre outros títulos. É considerado o time de maior torcida do Piauí e tem como alcunhas o nome de Mengão e Rubro-Negro.

Foi fundado em 1937 pelo senador Raimundo Melo de Arêa Leão, filho do senhor de engenho e vice-presidente da província do Piauí, Raimundo de Arêa Leão. Em 1937 até 1939 foi campeão piauiense pela LPST (Liga Piauhyense de Sports Terrestres). De 1942 até 1944 conseguiu mais um tricampeonato no estado, depois só voltaria a conquistar troféu em 1947. Tinha como time base a seguinte formação: Morcego; Jonas e Joca; Pedro Nonato, Ferreira e Raimundo Antônio; Mirco, Zé de Urso, Manula, Cairara e João Pedro.

 Flamengo campeão de 1947

Depois do título de 1947, houve uma séria crise administrativa nos anos 50 e o Flamengo parou por algumas temporadas, para voltar apenas em 1959, foi o período em que seu arquirrival, River Atlético Clube conquistou a hegemonia do futebol piauiense, com diversos títulos. O primeiro Rivengo foi disputado em 1948. Veja o texto falando sobre o primeiro clássico. Nos anos 50 também acabou levando 11 x 3 do Ríver.

"O público esportivo de nossa capital há muito tempo não assistia um encontro tão interessante como o travado, domingo último, entre as equipes do River e do Flamengo. A equipe rubro-negra pisou o gramado com excesso de confiança, certa de triunfar, fácil e folgadamente, quando bem lhe conviesse. Falava-se até nas rodas esportivas que a Casa Freitas havia fixado o escore em 6 x 0. Foi, pois, para os rubro-negros, uma grande surpresa, quando depararam pela frente com um conjunto forte e combativo, disposto a defender as suas cores com unhas e dentes. Não queremos dizer com isso que o River foi superior. Não. O que houve foi que o sexteto defensivo tricolor portou-se com tanta valentia e com tanto senso de colocação e marcação, que o ataque comandado por Joaci não encontrou uma brecha para a conquista de tentos. Já a defesa rubro-negra apresentou-se bastante aberta, proporcionando aos dianteiros do River excelentes oportunidades, que somente o nervosismo, natural em estreantes, impediu-lhe de abrir a contagem. Basta dizer que Manula perdeu uma penalidade máxima, enquanto que Artur, Cidinho e Delegado deixaram, por um triz, de vencer a meta de Blecaute. E, sem que fosse aberta a contagem, terminou a peleja, tendo deixado boa impressão aos assistentes. Ao River, principalmente, que foi esse o seu primeiro jogo oficial, cabem os louros e as glórias da tarde (Texto publicado no jornal O Piauí, de 01/05/1948).

O profissionalismo foi implantado em 1963 no Piauí e no ano seguinte Jesus Elias Tajra assumiu a presidência do Flamengo decidido a mudar os rumos do futebol do Estado, dominado até então pelo River. No mesmo ano de 1964 copou um estadual depois de anos na fila.  O novo presidente formou um grande time, à base de jogadores cearenses, dirigidos pelo técnico Vicente Trajano, e ganhou o Campeonato com a vitória de 2 x 0 sobre o River, gols de Salvador e Mano. O time campeão era formado com Chiquinho; Maneca, Jonas, Brito e Ronaib; Mariano e Macalé; Maçarico (Barbosa), Mano, Paulinho e Salvador.

No ano seguinte o Flamengo foi bi-campeão piauiense, novamente derrotando o River nas finais por 2 x 1 e 3 x 2 (com o famoso gol de Gringo aos 45 do segundo tempo). Nas finais do campeonato o próprio presidente Jesus Elias Tajra assumiu a direção técnica da equipe.

 Jesus Elias Tarja

 Vencidos os dois campeonatos e interrompida a longa jornada de títulos do River, o Flamengo voltou a ser um grande clube no futebol piauiense, inaugurando a fase de rivalidade com o River e abrindo novos caminhos para o futebol do Piauí. Mas o próximo título só viria em 1970, mas o Mengão não parou mais de competir. Voltou a ser campeão em 1971, 1976 e 1979. No ano de 1977 foi vice, mas o campeonato levou nos 3 jogos da final mais de 80 mil pessoas no Albertão. Em 1984 teve mais um título no Piauí.

 Flamengo campeão de 1979

Flamengo campeão de 1984

Somou mais títulos de campeão piauiense em sua história como o segundo tricampeonato estadual de 1986, 1987 e 1988 (sob a presidência de Avelino Neiva). Após esse título foram anos amargando e vendo times do interior sendo campeões, como o Picos e Cori-Sabbá.

O maior artilheiro do clássico piauiense é o rubro-negro Paulinho da Maioba com 29 gols. 

Foi vice campeão piauiense em 1993 e 1994 e só, uma época sem glórias para o glorioso time do Piauí. Em 2001 fez a melhor campanha até então de um time piauiense na Copa do Brasil. Eliminou o Moto Club vencendo os dois jogos e depois surpreendeu ao eliminar o Sport. Nas oitavas pegou o excelente time do Corinthians e acabou levando 8 x 1 em pleno Albertão. No segundo jogo perdeu por 3 x 0 e foi eliminado.

Somente em 2003 voltou a celebrar o título de campeão piauiense, vencendo o Parnahyba na final por 4 x 2 no Albertão. Na Copa do Brasil de 2004 foi humilhado pelo Vasco.

  Flamengo campeão piauiense de 2003

Em 2007 fez uma campanha pífia e acabou rebaixado para a Série B do Piauí pela primeira vez em sua história. Em 2008 se redimiu e acabou voltando para a elite e também foi campeão da Copa Piauí, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2009.

Flamengo campeão da Copa Piauí em 2009

Em 2009 foi elimindo ainda no primeiro jogo da Copa do Brasil pelo Vasco por 4 x 1 na reabertura dp Albertão com mais de 25 mil pessoas. No cenário estadual dominou e acabou sendo campeão piauiense em cima do 4 de Julho em Piripiri. Foi campeão novamente da Copa Piauí e tendo como destaque no ano o artilheiro Roni. Disputou a Série D, mas foi eliminado ainda na primeira fase.

Flamengo campeão piauiense de 2009

Em 2010 perdeu o título estadual mais uma vez, perdendo o segundo turno para o Comercial, que venceu os 2. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Palmeiras e contou com o veterano artilheiro Jardel.

Flamengo no jogo contra o Palmeiras no Albertão


Escudos Anteriores



Mascote



Estádio

Albertão

Nome: Estádio Governador Alberto Tavares da Silva
Local: Teresina/PI
Capacidade: 60000 pessoas
Inauguração: 26/08/1973, no jogo entre Tiradentes-PI 0 x 0 Fluminense
Primeiro Gol: Dirceu Lopes, do Cruzeiro, no jogo Tiradentes 1 x 1 Cruzeiro, no dia 29 de agosto de 1973
Recorde de Público: 60.271 pagantes, no jogo entre Tiradentes 1 x 3 Flamengo, no dia 13 de março de 1983
Propriedade: Governo do Piauí
Obs: Alberto Tavares da Silva foi governador do Piauí nos anos 70.

Hino

Letra: Francisco José das Chagas Belém

ESTROFE I
Flamengo a tua glória é lutar
Flamengo é o campeão dos campeões
Flamengo é o mais querido da cidade
Flamengo vive em nossos corações
ESTROFE II
Eu sou Flamengo
Sou rubronegro com amor
Eu sou sou Flamengo
Em qualquer lugar eu sou
ESTROFE III
Quem é Flamengo
Pode dizer
Vencer, vencer, vencer
Juro por Deus que sou Flamengo até morrer
ESTROFE IV
Salve 8 de dezembro de 37
Foi nessa data que o Flamengo nasceu
Salve a fiel, salve o povão
Salve o mais querido de nosso torrão
ESTROFE V
Flamengo tem mania de ganhar
Flamengo é raça, arte e emoção
Vermelho e preto são as cores mais queridas
Mengo eu sou teu e tu és meu por toda a vida

Link: http://mais.uol.com.br/view/959n2d2k2gin/hino-flamengopi-04023964DCB93346?types=A&
Vídeos

Flamengo Piauí o campeão dos campeões - http://www.portalflapi.com.br/videos/002.php

Bonitos gols do Flamengo do Piauí - http://www.portalflapi.com.br/videos/001.php

3 comentários:

  1. COMO TORCEDOR DO MAIS QUERIDO FICO ORGULHOSO EM VER A HISTORIA DO MEU UNICO TIME CONTADA COM GRANDE TEOR DE DETTALHES, MAS GOSTARIA DE FAZER APENAS UMA RECLAMAÇÃO: O ESCUDO QUE ESTÁ POSTADO AQUI NAO ESTA CORRETO (ECP ????)O CORRETO É " ECF". VALEU SAUDAÇÃOES DE TODOS AQUELES QUE FAZEM O SEGUNDO FLAMENGO MAIS UERIDO DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Caloy obrigado pelo detalhe, irei concertar agora mesmo.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde ,gostaria de saber a historia completa do exgoleiro do flamengo nos anos 50 a 70 o chiquinho ,,,,

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *