12 junho 2010

Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas



A Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas é um clube de futebol da cidade de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco. Fundado no dia 3 de agosto de 1990, é um clube do interior pernambucano, conhecido também como Tricolor das Tabocas. Tem como título a Série A-2 do estadual de 2008, 2 Copas de Pernambuco (1995 e 2004), 6 campeonatos do interior (1991, 1992, 1993, 1996, 1998 e 1999), entre outros torneios como a Taça Cidade do Cabo em 1992, Taça Internacional na Suíça em 1993. Antes era chamado de Associação Desportiva Vitória, mudando de nome em 6 de maio de 2008.

O clube surgiu numa iniciativa da Liga Vitoriense de Futebol.  Os desportistas Adílson S. de Brito, Elpídio Moura, Bartolomeu de Souza, Giselda Tavares   resolveram criar um time profissional à altura da cidade e que pudesse também estimular a prática entre as crianças e adolescentes da região.


Começou a disputar estaduais no início dos anos 90, após a sua fundação. Em 1994 chegou ao hexagonal final, mas ficou em 5° lugar no final. Disputou a Série C do Brasileirão pela primeira vez em 1992, quando ficou em 11° lugar. Em 1994 disputou e ficou no bom 15° lugar. Conquistou 3 títulos do Interior.

Em 1995 também fez boa campanha no estadual e também papou a Copa Pernambuco em 1995., conseguindo vaga na Série C, sendo que lá ficou na 35° colocação.

Em 1996 voltou a conquistar o Campeonato do Interior e em 1997 disputou novamente a Série C. Em 1998 e 1999 conquistou o título do interior. Em 2000 fez uma péssima campanha, mas acabou não rebaixado. Teve um dos artilheiros da competição, Jair, com 9 gols. Voltou a repetir uma fraca campanha em 2001 e acabou rebaixado no quadrangular da morte.

Acabou se licenciando, voltando a jogar em 2004, quando conseguiu o acesso para a divisão principal de Pernambuco, onde ficou em 6° lugar, garantindo mais uma vez a vaga para a Série C. Também venceu a Copa Pernambuco pela segunda vez sobre o Centro Limoeirense em pleno Varedão.

Porém em 2006 o sonho de fazer boa campanha foi por água abaixo e o clube foi rebaixado. Na Série A-2 ficou em último no seu grupo no ano de 2007.

No dia 6 de maio de 2008 mudou de nome para Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas.

Disputou a A-2 em 2008 como primeira competição profissional mandando suas partidas na cidade de Limoeiro, já que o prefeito da cidade nãoconcedia ao time o Carneirão para realizar treinos e partidas oficiais. A primeira partida do clube foi em uma goleada sobre o Decisão, por 6 x 1. Acabou se classificando com folga para a segunda fase e lá garantiu a vaga nas semifinais, onde eliminou o Afogadense e ganhou a vaga na elite. Na final venceu as duas partidas contra a Cabense e se sagrou campeão da Série A-2 de 2008. Alan foi o artilheiro da competição, sendo que o mesmo jogou o campeonato pelo Tricolor das Tabocas.

Vitória das Tabocas campeão em 2008

Estreou na primeira divisão em 2009 e estreou contra o Sport na Ilha do Retiro, perdendo de 4 x 0. Ficou na lanterna do primeiro turno, mas se redimiu e ficou em 6° no segundo turno, assim se livrando do rebaixamento. Na Copa de Pernambuco acabou chegando até na segunda fase.

Acadêmica Vitória em partida contra o Náutico pelo estadual de 2009

Em 2010 continuou a sua saga para fugir do rebaixamento no estadual. Coincidente, o clube das tabocas mais uma vez se livrou para alegria dos torcedores de Vitória de Santo Antão. Também viu o seu rival Vera Cruz cair para a Série A-2.

Escudos Anteriores



Mascote

Taboquito


Estádio

Carneirão

Nome: Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro
Local: Vitória de Santo Antão/PE
Capacidade: 8000 pessoas
Inauguração:
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão

Hino

Tricolor azul, vermelho e branco
Quando entra em campo leva a multidão
No escudo monte das Taboas
Dois leões ostentam nosso torrão

Em campo quando a bola rola
O time é bom de bola lembra a seleção
Ginga de corpo, parece um ballet
Toque de bola no pé
Que agrada qualquer torcedor
Jogador também dá trivela perfeito
O craque mata no peito
Amortece a pelota no chão

Pega o balão faz um drible de corpo é show
Dispara no canto é gol
É gol, é gol
Pega o balão faz um drible de corpo é show
Dispara no canto é gol
É gol, é gol

Associação Desportiva Vitória
Tricolor das Tabocas
Vitória de Santo Antão

Tri tri tricolor das Tabocas
Tri tri tricolor campeão
Tri tri tri 23 de agosto data da fundação
Tri tri tricolor das Tabocas
Tri tri tricolor campeão
Tri tri tricolor é a história da Vitoria de Santo Antão

Tri tri tricolor das Tabocas
Tri tri tricolor campeão
Tri tri tri 23 de agosto data da fundação
Tri tri tricolor das Tabocas
Tri tri tricolor campeão
Tri tri tricolor é a história da Vitoria de Santo Antão

Link: http://hinosdetimes.blogspot.com/2009/11/desportiva-vitoriape.html

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *