20 maio 2010

Operário Futebol Clube


O Operário Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro da cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Fundado no dia 21 de agosto de 1938, o Galo, como é chamado, é um dos principais clubes do Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste do Brasil. Ostenta 10 títulos sul-matogrossenses, além do Módulo Branco da Copa União de 1987 e 4 estaduais matogrossenses na época em que Mato Grosso do Sul fazia parte do estado único de Mato Grosso. Chegou a ser um dos melhores times do país nos anos 70 e 80 ao fazer grandes campanhas no Brasileirão.

Foi fundado em 1938 por operários da construção civil liderados pelo pintor Plínio Bittencourt e permaneceu no futebol amador por muitos e muitos anos depois de sua fundação. A idéia era criar uma equipe somente para os trabalhadores, mas o time foi crescendo e ganhando simpatia de outras classes.

Somente nos anos 70 o clube veio a se profissionalizar e vencer o campeonato matogrossense em 1974, lembrando que na época Campo Grande fazia parte de Mato Grosso, que era um único estado. Venceu o Dom Bosco na final.

Operário no início do profissionalismo

Em seu primeiro nacional que foi disputado no mesmo ano ficou em 17° lugar entre 40 equipes. Mas o melhor ainda iria vir anos depois.

Em 1976 se sagrou campeão novamente em Mato Grosso e ficou em 24° lugar entre 54 times na Série A do mesmo ano. O time dos operários começava a dar seus primeiros passos para seu grande crescimento.

Em 1977 foi bi em Mato Grosso e se classificou para a disputa do Brasileirão mais uma vez. Classificou-se para a segunda fase e lá também mostrou a que veio. O time tinha como destaques o técnico Castilho e o grande goleiro Manga, com excelentes passagens pelo Internacional e Botafogo. Na terceira fase passa de fase ao vencer o Palmeiras por 2 x 0 no Morenão, jogo em que houve o recorde de público do estádio, com mais de 38 mil pagantes. Nas semifinais o Galo enfrentou o São Paulo no Morumbi com mais de 103 mil pessoas e acabou sendo goleado por 3 x 0. Na volta em Campo Grande venceu por 1 x 0, insuficiente para levar o Galo até a grande final, mas provando o valor do time operariano e encantando pessoas por todo o país com aquele honroso 3° lugar.

Em 1978 foi tricampeão em Mato Grosso e ficou em 20° lugar no Brasileirão do mesmo ano. Os anos 70 foram de glórias para Operário e o rival Comercial. Os 2 fazem até hoje o maior clássico de Mato Grosso do Sul, o Comerário, que nos bons tempos enchiam as arquibancadas do Morenão.

Em 1979 ocorreu a criação de um novo estado onde estaria inserida como capital a cidade de Campo Grande: Mato Grosso do Sul. Logo no primeiro campeonato disputado foi campeão vencendo o Comercial. Voltou a fazer grande campanha no Nacional, ficando em 5° lugar.

Operário campeão em 1979

Em 1980 e 1981 conquistou mais 2 títulos em seu estado, se sagrande tricampeão estadual, curiosamente todas em cima do Comercial. Em 1981 ficou em sétimo lugar no Brasileirão.

Em 1982 o time conquistou seu primeiro título internacional: a President Cup, vencendo o Bayern de Munique na finalíssima. O torneio foi disputado na Coréia do Sul e para muitos é o maior título do clube.

Em 1986 volta a ser campeão estadual, dessa vez em cima do Corumbaense.

Galo campeão estadual em 1986

Com a criação do Clube dos 13 em 1987, muitos clubes que viviam boa fase ficaram de fora do Nacional. A partir dali começou o declínio do Operário. Por ser uma equipe de massa, o Operário sofreu mais diretamente com esta mudança. No mesmo ano ainda foi campeão do Módulo Branco na Copa União.

Em 1991 volta a ser campeão estadual, mas sem o mesmo brilho dos anos anteriores, limitado a disputar as divisões inferiores do Brasil. Ainda foi campeão nos anos de 1996 e 1997, se isolando como maior campeão de Mato Grosso do Sul, com 10 títulos conquistados.

Operário campeão de 1991

Operário campeão de 1996

Operário campeão de 1997

Em 1999, o Operário optou por se tornar um clube-empresa, moda em todo o país com a Lei Pelé, mudando seu nome para Operário Futebol Clubek S/A.

O Operário Futebol Clube volta como antes, encerrando a empresa e no início dos anos 2000 perde a sua sede na Avenida Bandeirantes por conta de dívidas. Resumindo, a idéia de se tornar um clube-empresa só piorou as coisas para o Alvinegro. Permaneceu anos até sem disputar Copa do Brasil, sendo que em 2006 foi eliminado precocemente pelo Botafogo.

Em 2008 teve um alento a torcida operariana, com as contratações de Macedo (ex-São Paulo) e do veterano Anderson Lima, mas o time fez uma fraca campanha na Série C, não passando da primeira fase.

Se 2008 foi ruim, em 2009 veio o pior: o Operário foi rebaixado para a segunda divisão do estadual sul matogrossense pela primeira vez em sua história. Esse episódio foi o ápice do declínio daquele glorioso time que encantou o país.

Está disputando a segunda divisão do MS com grandes chances de subir.

Jogo do Operário em 2010


Escudos Anteriores


Mascote



Estádio



Morenão

Nome: Estádio Universitário Pedro Pedrossian
Local: Campo Grande/MS
Capacidade: 45000 pessoas
Inauguração: 7 de março de 1971, Flamengo 3 x 1 Corinthians
Primeiro Gol: Buião, do Flamengo
Recorde de Público: 38.122 pagantes no jogo Operário 2 x 0 Palmeiras, em 23 de fevereiro de 1978
Propriedade: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Obs: Pedro Pedrossian foi governador de Mato Grosso do Sul por três vezes


Hino

Autor: Luis C. Amaraliha

Garra amor e tradição
Destinado a ser campeão
De Mato Grosso o mais querido (bis)
E em campo é o mais temido

refrão

O Operário é dono da torcida
De Campo Grande a mais unida
É Galo em qualquer terreiro
E valente como o povo brasileiro

O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô
O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô

Garra amor e tradição
Preto e branco está no coração (bis)
Daqueles que sabem torcer
E o Operário só pensa em vencer

refrão

O Operário é dono da torcida
De Campo Grande a mais unida
É Galo em qualquer terreiro
E valente como o povo brasileiro

O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô
O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Srg3vZe-sqQ


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *