06 maio 2010

Libermorro Futebol Clube


O Libermorro Futebol Clube é um clube de futebol da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Fundado ao dia 7 de dezembro de 1947, é um time com várias participações nos torneios estaduais, embora nunca tenha sido vencedor de um campeonato amazonense.


O clube foi fundado por filhos de migrantes nordestinos no Morro da Liberdade na Zona Sul de Manaus. Daí o nome Libermorro. Entre os fundadores, Beira-Mar, João Santos, João Grande, Pedro e João Francisco Oliveira . Foi amador por trinta anos, mantendo grande rivalidade com o Olaria do mesmo bairro. O Olaria continuou sendo um clube amador.

Em 1977 se profissionalizou, ficando na lanterna do Campeonato Amazonense com apenas dois pontos.

Em 1984, veio o título no torneio início do Amazonense. Foi o maior feito da história do Libermorro. A equipe era formada por Josué, Hilton, Melo, Beto e Cortêz, Marivaldo, Souza e Erivleton, Terano, Chico Alves e Edmar.

Nos início dos anos 90, o Libermorro chegou a licenciar-se por três anos, voltando em 1993 e disputando até 1998, voltando no ano 2000. Nos anos 90 fez péssimas campanhas por sinal.

Libermorro em partida oficial

Nos anos 2000 continuou fazendo as mesmas campanhas fracas em pleno campeonato estadual, visto em conta de ser um clube pequeno no Amazonas, tanto que em 2003 ficou de fora do Amazonense por falta de verbas para montar um time digno de fazer boa campanha.

Com a criação da segunda divisão, o Libermorro acabou rebaixado em 2008 juntamente com o tradicional Rio Negro. Na segunda divisão no mesmo ano acabou ficando na lanterna com nenhum ponto ganho em 12 partidas.

Em 2009 o ''Tigre do Morro'', como é conhecido, se licenciou mais uma vez do campeonato.



Mascote

Tigre


Estádio

Vivaldão

Nome: Estádio Vivaldo Lima
Local: Manaus/AM
Capacidade: 38.000 pessoas
Inauguração: 5 de abril de 1970, no jogo entre Seleção Brasileira 4 x 1 Seleção Amazonense
Primeiro Gol: Dadá Maravilha, da Seleção Brasileira
Recorde de Público: 56.950 pessoas, no jogo entre Fast Club 0 x 0 New York Cosmos-EUA
Propriedade: Governo de Amazonas
Obs: Vivaldo Palma Lima foi advogado, médico, deputado federal e jornalista. Também contribuiu muito no esporte manauense, tendo participação ativa no Nacional, Fast Club e União Portuguesa.


Hino


Letra e Música: Daniel Sales

O verde é a cor da esperança
No gramado a sua força é total
Libermorro se agiganta
No futebol dessa Manaus

Remonta teu passado glorioso
Sob a luz divina triunfal
Cenário verde, fruto de um tesouro!
Na "Liberdade" surge o clube sem igual

Da fundação ao presente supremo
Serás lembrado como garra e emoção
Libermorro, Libermorro eu vou cantar (bis)
Tigre do Morro" para sempre vou ti amar (bis)

Tua torcida, sempre temida

Ergue bem alto o nosso pavilhão
Nossa Manaus - Terra querida
De verde e branco saúda o campeão

Link: http://hinosdetimes.blogspot.com/2009/06/libermorroam.html



2 comentários:

  1. Gostaria de corrigir:O libermorro foi a sensação do campeonato amazonaense de 2000,classificou-se em primeiro lugar na chave B onde tinham SÃO RAIMUNDO,RIO NEGRO E CLIPER,ganhou do SÃO RAIMUNDO DE 1 X 0 com gol de Passarinho, RIO NEGRO de virada 3 X 2 com 1 gol de PASSARINHO e 2 gols de BETO PUPUNHA e 1 x 1 com o CLÍPER gol de MARIVALDO numa arrancada fenomenal pelo lado esquerdo e chute rasteiro vilento, classificou-se para o quadrangular em primeiro no GRUPO B com 7 pontos e o SÃO RAIMUNDO COM 6, na outra chave o NACIONAL e SUL AMÉRICA. A falta de pagamento da última parcela dos patrocinadores da SHOWPLA DO BARSIL e FUNDAÇÃO POCETE fizeram todo o sonho de um título ir por água abaixo numa wquipe que deixou saudades para a torcida do LIBERMORRO e para o jovem e dedicado diretor de futebol GILCIMAR MONTEIRO.A verdade é que depois da saída de GILCIMAR MONTEIRO do comando do LIBERMORRO nunca mais o clube dteve uma participação boa no campeonato.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom valorizem nosso futebol

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *