06 maio 2010

Externato Futebol Clube


O Externato Futebol Clube é um clube de futebol da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Fundado em 14 de agosto de 1910, é um dos pioneiros do futebol catarinense e chegou a ser campeão estadual em 1925. Hoje se encontra extinto.


A história do Externato começou igual a do Internato. O Colégio Catarinense de Florianópolis surgiu em 1906 com a denominação de Ginásio Santa Catarina. Entre tantas atividades educacionais e esportivas, o futebol destacou-se na predileção dos alunos internos e externos, formando as duas equipes colegiais: os rivais Internato e Externato.

Em 14 de agosto de 1910, um grupo de advogados cariocas e paulistas que estava na Ilha resolveu desafiar a equipe de estudantes do Gymnasio Santa Catarina (atual Colégio Catarinense) para uma partida no Campo do Manejo (no local onde hoje funciona o Instituto Estadual de Educação). A partida foi a primeira realizada fora do Ginásio, sendo vencida pelos catarinenses por 2 a 1 e passando a ser a data oficial de fundação do Externato Futebol Clube, equipe formada exclusivamente por alunos do tradicional colégio.

Em 1915 foi inaugurado o campo de futebol. O local sediou os jogos do primeiro campeonato oficial no Estado. O campo tinha capacidade para 3 mil torcedores.

O Externato participou da fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol, no ano de 1924.

Em 1925 o time colegial foi campeão catarinense de forma invicta, vencendo o Avaí na finalíssima. O Externato foi a campo com essa formação: Luly; Zurich e Miguel; Raynaldo, Arno e Mário; Newton, Arthur, Ivo, Zinder Lins e Heitor. O artilheiro da competição foi o ponta esquerda Zinder Lins, que depois brilharia no Atlético-PR.

Curiosamente, o lateral-direito do Avaí, que jogou a final contra o Externato, era Zanzibar, irmão de Zinder. Dizem que Zanzibar facilitou a vida do irmão na final, e o mesmo ficou indignado com essa afirmação na época.

Externato campeão em 1925

O Externato disputou os campeonatos catarinenses até o ano de 1930, quando acabou se afastando do futebol. Depois disso, os jogos ficaram restritos à liga ginasial interna e alguns amistosos contra equipes da região.

Até que em 1944 os rivais Internato e Externato se fundiram, dando lugar a Associação Desportiva Colegial.



Estádio

Nome: Ginásio Catarinense
Local: Florianópolis/SC
Capacidade: 3000 pessoas
Inauguração: 1915
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Gymnásio Catharinense
Obs: no momento não possuimos foto do estádio

1 comentários:

  1. posso mandar a imagem do google, onde fica o estadio
    se quiser é só mandar um email para chefmacedo@gmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *