30 abril 2010

Clube Esportivo de Bento Gonçalves


O Clube Esportivo de Bento Gonçalves é um clube esportivo da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Fundado ao dia 28 de agosto de 1919, é um dos clubes de mais tradição no interior gaúcho, conquistando dois títulos estaduais da segunda divisão e um vice campeonato gaúcho em 1979.

O clube foi criado no dia 28 de agosto de 1919, por um grupo de pessoas dedicadas ao esporte que naqueles tempos procuravam lazer, já que o futebol era muito praticado pelas pessoas naquela época.

No dia 21 de setembro fez a sua primeira partida, quando empatou em 1 x 1 com o Garibaldi. O Esportivo estava assim escalado: Pasquetti; Holleben e Salton; Cardoso, Turcato e Enricone; Zanoni, Fedullo, Bissaco, Ros e Ponzoni.

Time de 1919

Em 1923 disputou a sua primeira partida contra o Grêmio, quando foi goleado por 6 x 2 em Bento Gonçalves.

Esportivo em 1925

Em 1938, o Alviazul disputou um amistoso contra o Internacional em Bento Gonçalvez, conseguindo um empate histórico por 4 x 4. A torcida invadiu o campo.

No dia 24 de agosto de 1945 ocorreu a inauguração do Estádio da Montanha em um amistoso contra o Atlântico de Erechim, cujo resultado foi 0 x 0. O pontapé inicial simbólico foi dado pela sra. Alinda Busnello, primeira madrinha do Esportivo.

Esportivo em 1947

Em 1949 foi vice campeão do torneio de amadores. No dia 19 de janeiro de 1958 , O Esportivo realizou seu primeiro Jogo Internacional, com o Gimnasia y Esgrima de La Plata (Argentina) , perdendo por 1x0.

Em 1969, ano da comemoração do cinqüentenário do Clube Esportivo, a direção resolve marcar este acontecimento com a criação de um hino que cantasse as glórias e os feitos do Clube. O tal hino foi escrito pela professora Maria Frota e a música de autoria do maestro Moysés.

No primeiro teste da loteria Esportiva, do dia 19 de abril de 1970, ninguém chegou aos 13 pontos, porque o Grêmio, jogando com um time reserva, perdeu para o Esportivo, em Bento Gonçalves, por 1x0, gol de Décio. Foi a zebra do jogo 9. Daí a origem da mascote do Alviazul.

No dia 18 de abril de 1971, aconteceu uma vitória extraordinária. A equipe treinada por Enio Andrade venceu o Grêmio por 5x2, uma goleada que tirou do tricolor, a invencibilidade de 24 partidas. Mais um grande feito na gloriosa história do Tivo. Em 1973 o Tivo se tornou o primeiro time do interior a bater o Internacional no Beira Rio, inaugurado em 1969.

Esportivo em 1972

Em 1977, o Esportivo venceu a Copa Governador do Estado em cima do Brasil de Pelotas, sendo necessárias quatro partidas (a terceira foi interrompida por que o alambrado do estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, foi derrubado).

No ano de 1979, O Alviazul foi vice campeão gaúcho, disputado no octogonal final. O time chegou a enfrentar o Grêmio no Estádio da Montanha (0 x 0), sendo que o jogo ficou conhecido como ''O Jogo da Neve'', pela quantidade de neve que caiu. Time que foi vice campeão: Valdir Espinosa (treinador), Zeca Rodrigues (preparador físico), Jânio, Noelsen, Edgar, Carlão, José, Raquete, Celso Freitas, Dilvar, Toninho Fronza, Adilson, Sílvio, Sperotto, João Carlos, Lambari, Valdeci, Rubem, Renato Portaluppi, Jarbas, Daio, Eraldo, Sanches, Catarina, Néia e Tovar.

Jogo entre Esportivo x Grêmio de 1979

Em 1983 disputou a Série B e ficou na 26° posição, mas com a melhor defesa da competição, levando somente 3 gols. Em 1989 disputou novamente a competição, quando ficou na vice lanterna entre 96 times.

Disputou também a Série C em 1988, ficando na lanterna entre 24 times, e em 1989, quando ficou na 27° posição.

Os anos 90 foram sem destaques para o time de Bento Gonçalves, mas ao menos sempre se manteve na primeira divisão.

Em 2004 o time inaugurou seu novo estádio, a Montanha dos Vinhedos, deixando de mandar os seus jogos na Montanha. No mesmo ano ficou em 5° no Gauchão e venceu a Copa FGF em cima do Gaúcho, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2005. Na Série C mais uma fraca campanha, ficando em 51° lugar.

Em 2005 estreou na Copa do Brasil e eliminou o Londrina vencendo por 4 x 1 em casa e perdendo por 2 x 0 em Londrina. Na segunda fase perdeu as duas partidas para o Fluminense.

Voltou a disputar a Série C em 2007, quando chegou até a terceira fase da competição.

O Alviazul acabou rebaixando para a segunda divisão em 2010, mesmo vencendo o Novo Hamburgo por 2 x1 na Montanha dos Vinhedos. Além da diretoria, muitos culparam a população por não prestigiar o único representante de sua cidade, o que gera em público ruins.

Esportivo no Gauchão de 2010



Escudos Antigos





Mascote

Zebra

No primeiro teste da loteria Esportiva, do dia 19 de abril de 1970, ninguém chegou aos 13 pontos, porque o Grêmio, jogando com um time reserva, perdeu para o Esportivo, em Bento Gonçalves, por 1x0, gol de Décio. Foi a zebra do jogo 9. Daí a origem da mascote do Alviazul.


Estádio


Montanha

Nome: Estádio Getúlio Dornelles Vargas
Local: Bento Gonçalves/RS
Capacidade: 5500 pessoas
Inauguração: 26 de agosto de 1945, no jogo Esportivo 0 x 0 Atlântico de Erechim
Primeiro Gol:
Recorde de Público:
Propriedade: Clube Esportivo de Bento Gonçalves
Obs: Hoje o estádio é usado pelo Farrapos, time de rugby da cidade.
Obs 2: Getúlio Vargas foi presidente da República Federativa do Brasil de 1930 até 1945 e de 1951 a 1954.


Montanha dos Vinhedos

Nome: Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos
Local: Bento Gonçalves/RS
Capacidade: 15.269 pessoas
Inauguração: 29 de fevereiro de 2004, no jogo Esportivo 2 x 0 Pelotas
Primeiro Gol: Ernestina, do Esportivo
Recorde de Público:
Propriedade: Clube Esportivo de Bento Gonçalves
Obs:


Hino

Letra: Maria Frota
Música: Moysés

Da capital brasileira do vinho,
Honrando o esporte do Sul.
Tem sua sede em nosso carinho,
Valoroso Esportivo, Alvi Azul.

O Esportivo, Tu és Cinqüentenário,
Sabes lutar, sabes vencer.

Glórias alcançar, teu povo te aclama,
Viva Esportivo Alvi Azul, Alvi Azul.

Verde como os parrerais,
Assim é nossa esperança.
Nos seus grandes valores reais,
Esportivo avante confiança.

O Esportivo, Tu és Cinqüentenário,
Sabes lutar, sabes vencer.

Glórias alcançar, teu povo te aclama,
Viva Esportivo Alvi Azul, Alvi Azul.

Estaremos contigo Esportivo,
Na Montanha ou fora daqui,
Com entusiasmo sempre vivo,
Aplaudindo ou sofrendo por Ti.

O Esportivo, Tu és Cinqüentenário,
Sabes lutar, sabes vencer.

Glórias a alcançar, teu povo te aclama,
Viva Esportivo Alvi Azul, Alvi Azul.
Viva Esportivo Alvi Azul, Alvi Azul.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=DUeSDqu_oMI












1 comentários:

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *