12 abril 2010

Associação Atlética Francana


A Associação Atlética Francana é um clube esportivo da cidade de Franca, no interior de São Paulo. Fundado no dia 12 de outubro de 1912, a Veterana, como é chamada, é um tradicional clube do interior paulista, tendo como maior glória o título da Série A-2 de São Paulo em 1977. Teve personagens conhecidos do futebol como Geninho (na época goleiro, depois veio a ser treinador) e o atacante Assis, ídolo do Fluminense.

A Associação Atlética Francana foi fundada por David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva.

Terreno onde foi fundada a Veterana

O terreno onde até hoje funciona a sede social do clube foi doado no final dos anos 1910 pelo Cel. Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico". O então Estádio da Bela Vista foi inaugurado em 1922 com o nome do próprio coronel e hoje serve para as categorias de base do clube. O estádio é patrimônio histórico de Franca.

Estádio Nhô Chico

O primeiro título da Veterana veio em 1923 com as vitórias sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, que lhe rendeu o título de campeão da Alta Mogiana. Em 1925 também foi campeão.

No ano de 1948, a Francana se profissionalizou e em seu primeiro campeonato, quando ficou em terceiro lugar na divisão de acesso, perdendo a vaga para o XV de Piracicaba. Time:
Marreco; Antero e Amauri; Tutti, Gonçalves e Eca; Tim, Tidão, Tonho Rosa, Luisinho e Canhotinho.

Equipe em 1949

Equipe secundária de 1950

Em 1969 o clube deixou de jogar no Nhô Chico e passou a mandar os jogos no recém construído estádio José Lancha Filho, o Lanchão.

A equipe ficou naquela mesma situação até o glorioso ano de 1977, quando no dia 4 de dezembro, quando derrotou o Araçatuba por 2 x 0, com gols de Zé Antônio e Antenor, conseguindo o título da divisão de acesso e a vaga para a elite do futebol paulista, com 19500 pessoas lotando o Lanchão.

O time esmeraldino era formado por Geninho, Gasparzinho, Boca, Zé Mauro e Eraldo; Renê, Zé Antônio e Marinho; Antenor, Assis e Delém. No dia seguinte à histórica vitória, o então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal para que a população pudesse fazer a festa nas ruas da cidade.

Equipe campeã de 1977

A Francana permaneceu na divisão principal até o ano de 1982, quando acabou rebaixando. Os grandes feitos da Veterana foram a vitória sobre o poderoso São Paulo por 2 x 0 no Pacaembu, em 1978, o 1 x 0 sobre o Corinthians em 1979 no Pacaembu com mais de 40 mil corinthianos e também a vitória sobre o Santos na Vila Belmiro por 2 x1 em 1982.

Em 1979 disputou a Série A do Brasileirão, mas acabou eliminada na primeira fase. Em 1986 disputou a Série C e chegou até as semifinais, quando foi eliminada pelo Sampaio Correa.

Depois disso foram anos e anos de ostracismo, chegando a terceira divisão, quando em 1996 foi vice da divisão e voltou a jogar a segunda divisão.

Em 2002 chegou a final da Série A-2 contra o Marília e venceu o primeiro jogo em Franca por 2 x 0, mas perdeu de 3 x 0 em Marília e acabou sem o título e sem o acesso.

No ano de 2005 foi novamente rebaixado para a Série A-3, onde disputa os campeonatos até hoje, geralmente fazendo campanhas até boas, mas não conseguindo o acesso.

Francana em 2009



Escudos Antigos




Mascote

Feiticeira

A mascote da Francana surgiu após uma vitória sobre a rival Catanduvense, da cidade de Catanduva, que é conhecida como ''Cidade Feitiço''. A vitória foi tão importante para a Veterana que até a mascote do clube virou uma feiticeira.


Lanchão

Nome: Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho
Local: Franca/SP
Capacidade: 15000 lugares
Inauguração: 09/07/1969, no jogo Francana 0 x 2 Corinthians
Primeiro Gol:
Recorde de Público: 19.500 pessoas, no jogo Francana 2 x 0 Araçatuba, em 4 de Dezembro de 1977.
Propriedade: Prefeitura Municipal de Franca
Obs: José Lancha Filho é médico e foi prefeito da cidade na época da construção do estádio. Em 2005 virou presidente da Francana.


Hino

Autor: Emílio Marques

Não há que ver

É tão querida

Da nossa terra a Associação

Sempre altaneira

E sempre unida

Com o adversário viverá

Em plena união

E com ardor

Defenderemos nosso

Glorioso pavilhão

O verde e o branco sempre traremos

Bem guardados no coração.

Com amor vamos cantar

Um hino cheio de glória

Á Associação vamos levar

Os louros da vitória

Vencedores ou vencidos

Seremos sempre leais

De todos muito queridos

E não tememos nossos rivais

Link: http://mais.uol.com.br/view/l0gdej5wamck/hino-francanasp-040270DC817307?types=A&


4 comentários:

  1. POR FAVOR GOSTARIA DE SABER A ESCALAÇÃO DA A.A.FRANCANA DE 1977 CONTRA O SÃO JOSE ONDE O PLACAR FOI 2X0 E GOSTARIA DE SABER OS AUTORES DOS GOLS E A ESCALAÇÃO (OBRIGADO : CIDINHO ASSOCIAÇÃO SABESP E FERNANDO )
    FERNANDO-PESSONI@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Quando foi o primeiro amistoso da Francana contra o Corigão no Lancjha Filho

    ResponderExcluir
  3. gostaria saber o time da Francana quando
    jogava o Tonho e Luizinho Rosa

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *