10 março 2010

Sertãozinho Futebol Clube



O Sertãozinho Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo. O Touro dos Canaviais, como é conhecido, foi fundado ao dia 6 de agosto de 1944, e é um time tradicional do interior, que nesses anos andou conseguindo vários acessos dentro de São Paulo, chegando até a elite estadual.

O futebol na cidade começou no fim do século XIX com a chegada de ingleses. Os jogos eram realizados no Largo São Sebastião, onde tem hoje em dia a cadeia e o fórum. O Sertãozinho enfim foi fundado no dia 6 de agosto de 1944, após a reunião de esportistas da cidade para a criação de um time. Foi decidido que o primeiro presidente seria Enéas Silvio Bordin.

Em 1954 conquista seu primeiro troféu. Foi campeão da liga ribeirãopretana de futebol, juntamente com o Cajuru. Dois anos mais tarde se sagra campeão do Torneio Cinquentenário de Sertãozinho.

Nos anos 60 acabou por fechar as portas, reabrindo o clube somente em 1969, pouco depois da inauguração do estádio da cidade, o Frederico Dalmazo. Venceu a Liga Sertanezina e Araraquarense. No ano seguinte o clube se profissionalizou e chegou na final contra o Rio Branco de Ibitinga, mas acabou perdendo.

Em compensação no ano de 1971 conquista seu primeiro título como profissional: a Série A-3 de São Paulo em cima do Rio Claro.

Nos anos 70 sofreu crise financeira e com isso o rebaixamento para a terceira divisão, mas em 1982 voltou á elite, e por pouco não chegou a divisão principal do campeonato paulista, em 1986 tinha um time muito bom.

A má fase voltou a assolar o Touro dos Canaviais nos anos 90, chegando a cair para a quinta divisão estadual, quando apareceram José Alberto Gimenez e Antonio Aparecido Savengo, que levantaram o time, conseguindo vários acessos nos anos posteriores.

Gimenez foi prefeito da cidade e Savengo presidente do clube. Em 26 de agosto de 2001, após vencer o Guarulhos por 7 x 0 no Frederico Dalmazo, ascende á Série A-3. A partir daí foi mais alegria.

2004 o time se sagra campeão da Série A-3 e em 2006 consegue o vice na Série A-2, conseguindo o inédito acesso á elite do Paulistão.

Em 2007 se salva do rebaixamento no paulistão, mas no ano de 2008 volta a Série A-2. Surpreendendo novamente, consegue o acesso em 2009 para a elite.

Time de 2007

Jogo contra a Linense


Em 2010 acabou rebaixando novamente para a Série A-2 de São Paulo.

Escudos Antigos


Escudos no início, apenas com o SFC.


Nos anos 50 adotou esse escudo em homenagem ao Santos, que na época era para muitos o melhor time do mundo.

O escudo foi modificado e ganhou uma estrela em 2004, homenageando a conquista da Série A-3 de São Paulo. Foi modificado em 2006.


Mascote

Touro

Ex-presidente do Clube, o Comendador Alcídio Balbo, o mascote "Touro dos Canaviais" surgiu nos anos 80, quando o então presidente comparou o Sertãozinho FC com os animais que escapavam de sua propriedade e entravam na plantação de cana-de-açúcar. “Esse time é tão forte que até parece um touro solto no canavial”, disse o comendador, lembrando que assim como os animais, o Sertãozinho era muito difícil de ser vencido.

Fonte: http://www.sertaozinho.com.br/pontos_interesse/sertaozinhofc.shtml


Estádio

Frederico Dalmazo

Nome: Estádio Municipal Frederico Dalmazo
Local: Sertãozinho/SP
Capacidade: 15.074 mil pessoas
Inauguração: 10/11/1968 - Veteranos de Sertãozinho 2 x 1 Escrete da Rádio de São Paulo
Primeiro Gol: Menezis Balbo, Veteranos
Recorde de público: 13.093 mil pagantes - Sertãozinho 1 x 3 São Paulo - 18/01/2007
Proprietário: Prefeitura Municipal de Sertãozinho
Obs: Frederico Dalmazo foi quem doou o terreno para a construção do estádio.



Hino

Composição: Giuliano Marcos – Florisvaldo Sabino – Lucio da Rádio

Campeão é o Touro de novo
Sempre honrando a camisa grená
É com raça e muita energia
Sertãozinho pra sempre será

No gramado o Touro é valente
A torcida vibra sem parar
Sertãozinho conquista a vitória
Tá na hora de comemorar

REFRÃO
Salve, salve o Touro
Touro dos Canaviais repete até o fim
Salve, salve o Touro
Touro dos Canaviais

Link: http://www.sertaozinhofc.com.br/2010/hino

1 comentários:

  1. dale touro,meu time do coração...[osama-stz]e sempre canto não é mole não,sertãozinho q sustenta ribeirão...

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *