27 fevereiro 2010

Associação Desportiva Perilima


A Associação Desportiva Perilima é um clube de futebol de Campina Grande, na Paraíba. Fundado ao dia 8 de setembro de 1992, é conhecido pelas suas péssimas campanhas dentro de campo e também pelo seu dono, Pedro Ribeiro de Lima, que é um ''faz tudo'' no time. A história do time é bem legal e vale a pena conferir.

O Perilima foi fundado no dia 8 de setembro de 1992 por Pedro Ribeiro de Lima (daí a origem do nome Perilima), dono de uma fábrica de sordas, biscoitos de trigo e rapadura, típicos do Nordeste Brasileiro. Seu Pedro, como é carinhosamente chamado, criou o time apenas para entrar em campo, e no time ele é o dono, atacante e o treinador. Os atletas do time muitas vezes foram pessoas da fábrica.

Seu Pedro também é reconhecido como o jogador mais velho do mundo.

Seu Pedro com a camisa do Perilima

Após jogar alguns anos no amador, o Time da Sorda estreou em campeonatos profissionais no ano de 1998, quando fez uma campanha fraca no primeiro turno, terminando da lanterna na segundona paraibana. Porém com uma boa campanha no segundo turno, inclusive vencendo a primeira partida da sua existência contra o Serrano por 2 x 0, se classificou para o quadrangular final. O clube acabou sendo vice-campeão, conseguindo o acesso á elite do estado.

Os atletas do Perilima eram: Dissa, Fernando, Ricardo, Júnior, Fofão, Dinho, Tuta, Nego Pai, Renato Batista, Nonato, Naldo, Pedro Ribeiro, Lito, Neto, Emiliano e Beto.

Em 1999 estreou na primeira divisão tomando 5 x 0 do Nacional de Patos. O time foi pego no ''efeito ioiô'' e retornou á divisão inferior da paraíba. No ano 2000 foi vice do torneio, porém não conseguiu o acesso.

2001 o time consegue o seu terceiro vice na competição e volta ao grupo dos melhores da Paraíba, com o nome de Perilima Esporte Clube. Em 2002 um feito inédito: o Perilima fica em 12° lugar e se mantém na divisão principal da Paraíba.

Em 2003 volta ao nome antigo e também volta a ser rebaixado para a divisão inferior, mesmo com as boas atuações de Edmar e Nego Pai.

O time foi ainda vice campeão da segundona em 2004 e 2006, sendo rebaixado de novo em 2007.

Perilima em 2007

Até então, o time vem realizando pífias campanhas na segunda divisão paraibana.

Perilima em jogo de 2008



Escudo Anterior


Mascote

Águia


Estádio

Amigão

Nome: Estádio Governador Ernani Sátyro
Local: Campina Grande/PB
Capacidade: 38 mil pessoas
Inauguração: 8 de março de 1975, Campinense 0 x 0 Botafogo
Primeiro gol: Pedrinho Cangula, do Campinense
Recorde de público: 42.149 pessoas, no jogo Treze 1 x 3 Flamengo, dia 7 de fevereiro de 1982
Propriedade: Governo da Paraíba
Obs: Nascido em 1911, Ernani Ayres Sátyro foi governador da Paraíba entre 1971 e 1975. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, 8 vezes deputado federal na Paraíba. Morreu em Brasília em 1986.


1 comentários:

  1. Gostei muito de jogar nesta equipe, pois eramos respeitados pelo Pedro de Lima e nosso salários na atrasavam...kkkkkkkkkkk Renato Batista ex atleta no ano de 1998

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *