06 janeiro 2010

Defelê Futebol Clube



Defelê Futebol Clube é um clube de futebol da região administrativa de Brasília, no Distrito Federal. Foi fundado no dia 25 de dezembro de 1959 e é um dos pioneiros no futebol do Distrito Federal, sendo considerado o maior time da época amadora.

O time foi fundado por Wander Marques Abdala, que montou um time no Departamento de Força e Luz (está aí o motivo da sigla DFL). Vale considerar que nesses primeiros campeonatos os times que disputavam eram geralmente de empresas que construíram Brasília.

Quem lançou a pronúncia Defelê foi o locutor Jorge Curi, que veio transmitir um jogo na cidade e achou difícil ficar falando Dê-éfe-éle. Então ele chamou o time de Defelê para ficar mais fácil e o nome pegou.

O primeiro treino do Defelê foi no dia 25/12/1959, pela manhã no acampamento do DFL, que se chamava Empures. Logo veio o primeiro jogo, contra o EBE - Empresa Brasiliense de Engenharia, que deu uma goleada, de 5 x 0 no Empures. Mas, para compensar, a EBE deu o primeiro jogo de camisas que o Defelê usou, que eram pretas. Em outro jogo o DFL meteu 6 x 1 no EBE. Depois o uniforme do time mudou para as cores do escudo.

Após a vitória os diretores do DFL animaram e contrataram El, Zé Paulo, Vitinho, Euclides, Loureiro e Pedrinho. E com o time montado por Didi para o campeonato de 1960, que foi organizado pela FDB, o Defelê não se classificou no turno seletivo, mas como o Sobradinho desistiu, surgiu uma vaga para ser disputada com o Real. Resultado: Defelê classificado e, ainda por cima, campeão decidindo o título com o Guará, na Colina do Lobo. O Defelê começou perdendo, mas aos 43 minutos do primeiro tempo Bimba fez pênalti em Ramiro e Valtinho empatou.

Defelê campeão em 1960

O Defelê ostentava rivalidade com o Rabelo, sendo considerado o primeiro clássico do futebol do DF. Em 1961 o Defelê foi campeão em cima do grande rival.

No ano de 1962 o time foi tricampeão em cima do Colombo, time do Núcleo Bandeirante.

Defelê campeão em 1962

Em 1963 o Defelê estreou na Taça Brasil com a implantação do profissionalismo no DF e acabou eliminado precocemente pelo Vila Nova.

No ano de 1968 voltou a ser campeão batendo o seu rival, o Rabelo na final do campeonato e conseguindo o quarto título na capital.

Em 1970 o Defelê disputa seu último campeonato, ficando na lanterna da competição com nenhum ponto ganho, e após isso encerra as suas atividades no futebol já que a Novacap não lhe deu mais apoio.


Estádio

Estádio do Defelê

Nome: Estádio do Defelê
Local: Vila Planalto, Brasília-DF
Capacidade: 1000 pessoas
Inauguração: 1959
Jogo de Inauguração:
Recorde de Público:
Propriedade:


7 comentários:

  1. Em que ano jogou PAULINO, mineiro de Dores do Indaiá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulino, mineiro de Dores do Indaiá, jogou em 1968

      Excluir
  2. gostaria de saber sobre o goleiro anesio pinheiro eu sou filho dele e queria saber mais sobre minhas raizes

    ResponderExcluir
  3. hauriofernando@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá eu gostaria de saber quem postou essa história e essas fotos, por favor peço encarecidamente que possam entrar em contato comigo, meu tio era o Goleiro desse time, fez história nele, apelido GATO, por favor gostaria muito de ver mais fotos dele, minha família até chorou quando mostrei a foto que estava no site, até mesmo por não termos nenhuma foto dessa época, seria muito bom poder ver e mostrar para nossa família a história do meu tio... Hoje ele é falecido mais lembramos muito dele, e os mais velhos contam sobre os jogos! Saudades de uma época que não pude ver, a não ser por por histórias como está!
    Desde já agradeço e peço para que entrem em contato, abraço...

    ResponderExcluir
  5. Ola eu estou fazendo um trabalho de reconhecimento aos clubes que participaram de todas as formas do Campeonato Brasileiro, e estou precisando do Hino Oficial deste clube

    ResponderExcluir
  6. Valmir ou Walmir era o goleiro que tinha o apelido de Gato no time do Defelê.
    Marcio Almeida
    marciosilvadealmeida@yahoo.com

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *