03 janeiro 2010

Associação Atlética Luziânia


A Associação Atlética Luziânia é um clube da cidade de Luziânia, no estado de Goiás. Foi fundado no dia 13 de dezembro de 1926, embora muitos locais coloquem a data de fundação do clube no dia 20 de janeiro de 1995, já que foi quando o time se filiou novamente a Federação Brasiliense de Futebol.


Início do Luziânia e futebol na cidade
Retirado do site oficial do Luziânia

No Histórico Vilarejo de Santa Luzia, hoje Luziânia, foi fundado no dia 13 de dezembro de 1746, durante a época da Mineração, pelo Bandeirante Paulista, Antonio Bueno de Azevedo, vindo de Paracatu-MG. O bate bola teve ínicio no largo da Matriz, era realizado no campo das Cavalhadas, sem as medidas oficiais e os jogadores não usavam uniformes e chuteiras: foi assim o início do futebol em Luziânia e durante muito tempo o lazer da ELITE jovem de Santa Luzia. Capitaneada por Juquinha Roriz, Arnaldo Soter, Seu Hilário e tantos outros, era o alvorecer do futebol em Santa Luzia. O Doutor Manoel Gonçalves da Cruz massificou o futebol e todas as classes sociais tiveram a oportunidade de participar do esporte.
Anteriormente os jogos eram realizados no campo das Cavalhadas, que no dia 9 de fevereiro de 1926, foi adaptado para a pratica do futebol, tendo Gelmires Reis em sua administração Municipal, reformado o campo de futebol. A primeira partida realizada em Santa Luzia, foi no dia 10 de outubro de 1926, agora com os jogadores uniformizados, com camisas, calções, meiões e gorros na cabeça, e foi registrado o empate entre os times AZUL e VERMELHO em 1x1.

No dia 13 de dezembro de 1926 estava fundada a Associação Atlética Luziânia
, adotando as cores azul Celeste e branco no seu uniforme. No início o time da Associação Atlética Luziana realizava jogos amistosos e torneios contra os times das vizinhas cidades de Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Anápolis, Paracatu, Cristalina, Goiânia, Planaltina e Formosa, principalmente em ocasiões de festas tradicionais como a festa do Divino. As maiores rivalidades eram com as cidades de Planaltina e Cristalina.

Os dirigentes/jogadores do Luziânia para não desagradar aos torcedores dos times do eixo Rio - São Paulo mudaram as cores do uniforme do time para VERMELHO e BRANCO semelhantes à do AMÉRICA do Rio de Janeiro, que tinha a simpatia de todos os torcedores.

E a partir do final dos anos cinquenta, o time passou a se chamar Luziânia Esporte Clube. Depois mudou seu uniforme para preto e branco e se profissionalizou no mesmo ano, em 1963, juntamente com os times de Brasília.

Disputou os campeonatos até 1966 de forma profissional quando chegou a ser vice campeão do Distrito Federal, quando perdeu o título para o Rabello. Disputou depois as edições de 1973 d 1974 do campeonato brasiliense e depois paralisou as atividades.

O Luziânia foi reativado contando com o apoio de moradores e do prefeito de Luziânia Zequinha Roriz somente em 1991 com o nome de Luziânia Futebol Clube, e no ano seguinte acabou disputando o campeonato goiano da segunda divisão e acabou por subir.

Em 1992 inaugurou o estádio Serra do Lago em um jogo que venceu o Botafogo por 1 x 0 com gol de Rogerinho.

O Luziânia ficou na divisão principal do campeonato até 1994
No ano de 1995 foi convidado a participar novamente do campeonato brasiliense e no dia 20 de janeiro garante a filiação. Adotou
a igreja do Rosário, numa sugestão do desportista Albino Inácio Soares e voltando a usar as cores originais no uniforme do clube, o azul celeste e o branco, e novamente mudou seu nome, dessa vez para Associação Atlética Luziânia.

Igreja do Rosário, em Luziânia

Em 1996 disputou o campeonato do DF pela primeira vez e fazendo uma grande campanha chegando a segunda fase e sendo eliminado apenas nas semifinais pelo Guará, que viria a ser campeão.

Também foi bi-campeão dos juniores em 1996/1997.

Em 2000 acabou sendo rebaixado no campeonato candango, voltando a disputar em 2002.

Em 2006 fez uma boa campanha no campeonato candango e se classificou para a Série C, mas acabou eliminado na primeira fase. Em 2007 o time rebaixou novamente no campeonato brasiliense.

Em 2008 fez uma grande campanha na segunda divisão do Distrito Federal e foi vice campeão, garantindo vaga na elite do outro ano, tendo também Chimba como artilheiro do campeonato com 11 gols.

Luziânia em 2008

Em 2009 voltou ao campeonato fazendo boa campanha e levando a sua fiel torcida ao estádio, apesar de ter jogado as primeiras rodadas do campeonato fora de Goiás. Não se classificou e os principais destaques do time foram o atacante Chimba e o zagueiro Perivaldo.

Torcida do Luziânia no Serra do Lago


Luziânia 1 x 0 Brasília em 2009
Créditos: Raul Martins Dias

Escudos Antigos

Escudo do Luziânia na era Futebol Clube até início de 1995

Mascote

Igreja do Rosário

Estádio

Estádio Serra do Lago

Nome: Estádio Zequinha Roriz
Local: Luziânia/GO
Capacidade: 21564 torcedores
Inauguração: 13 de dezembro de 1992 no jogo Luziânia 1 x 0 Botafogo
Primeiro gol: Rogerinho, do Luziânia
Recorde de público: 6755 pessoas - Luziânia 1 x 0 Botafogo, jogo de inauguração
Propriedade: Prefeitura de Luziânia
Obs: Zequinha Roriz foi prefeito de Luziânia na época da volta do time aos campos.

Hino

HINO
Autores: Nei Brito, José Egídio e Albino Inácio
Musica: Elismar Rocha

Com orgulho essa camisa a gente veste
Azul Celeste é o manto protetor
Traz a luz, traz a fé, Santa Luzia
Luziânia, esse time é vencedor!

Quantas glórias e vitórias conquistadas
Campeão do Planalto Central
De Goiás para os campos de Brasília
Desde o início da Capital

Forte, valente, não teme a disputa
Bola pra frente, vai firme na luta
Pois futebol assim é que se ganha
Reluz, meu Luziânia

Vem de 1926, sua História
Lembra outras gerações
Associação Atlética Luziânia
Em nossos corações

Link: http://mais.uol.com.br/view/959n2d2k2gin/hino-luzianiadf-0402356AD4C95346?types=A&

3 comentários:

  1. MEU TIME DE CORAÇÃO!!!! TIME DA MINHA CIDADE!!! ESTÁORIO LINDO, AMO O LUZIÂNIA.

    ResponderExcluir
  2. Moro no jardim ingá município de Luziânia. Sou Flamengo roxo porem Luziânia de coração! Cheguei em 88 e adotei este time como uma grande paixão!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou Emanuel Maia e moro no Valparaiso de Goiás, Vasco da Gama desde pequeno e amo também o time do Luziânia e espero vê-lho ainda em destaque nacional. Vamos prestigiar o time de nossa cidade. Luziânia conte com o meu apoio. P.s: Onde posso comprar uma camisa do Luziânia?

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *