28 dezembro 2009

Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante


O Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante é um clube da região administrativa do Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal. Foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1996.

Dom Pedro começou como o time da corporação dos bombeiros, disputando campeonatos de futebol amador, até 1996 quando resolveram profissionalizar o time, tanto que por esse motivo o time é conhecido como "o time dos bombeiros''. O nome Dom Pedro II é em homenagem ao patrono da corporação. O Dom Pedro começou a jogar no Guará, mandando os jogos no estádio do CAVE.

Logo em 1996 já disputou o seu primeiro campeonato candango, fazendo sua estréia no dia 10 de março no jogo contra o Guará no CAVE empatando em 1 x 1.
No final da primeira fase o Dom Pedro se livrou do hexagonal da morte, mesmo com o mesmo número de pontos do Brasília, porém com uma vitória a mais (5 contra 4) e ainda de quebra se classificou para segunda fase do torneio, mas acabou ficando na lanterna do seu grupo.

Em 1999 o Dom Pedro surpreendeu a todos e chegou a final contra o Gama, sendo que os dois jogos foram no estádio Bezerrão. O time dos bombeiros por sua vez acabou perdendo as duas partidas e também o título, mas também se classificou para a Série C do mesmo ano e a Copa do Brasil de 2000.

Na Série C o Dom Pedro acabou caindo no mesmo grupo do Fluminense e ficou na lanterna com apenas 2 pontos.




Dom Pedro se preparando para enfrentar o Fluminense em 1999


Em 2000 estreou na Copa do Brasil e enfrentou a Ponte Preta, mas acabou eliminado com duas derrotas.

Em 2001 porém o time fez uma campanha muito ruim e juntamente com o Brasília foi rebaixado para a segunda divisão do Distrito Federal. No mesmo ano disputou a segunda divisão do DF, mas acabou eliminado nas quartas-de-finais pelo Ceilandense com duas derrotas por 3 x 1.

No ano de 2002 o time dos bombeiros fez um grande campeonato e acabou sendo campeão da divisão inferior, garantindo vaga para o campeonato brasiliense de 2003 na elite.

De volta ao candangão o Dom Pedro II fez uma campanha razoável, suficiente pra se livrar do rebaixamento.

O time além de jogar no Guará, começou a peregrinar por alguns locais do Distrito Federal, chegando a mandar seus jogos em Planaltina, o que dificultava ainda mais o time se indentificar com alguma região administrativa.

Após anos fazendo figurações em 2008 surpreendeu a todos e com um time onde jogadores como Osmair, Ferrugem, Mazinho Brasília, Michel e comandado pelo técnico Risada o time dos bombeiros conseguiu ao fim do campeonato ficar na segunda posição do campeonato local.

O Dom Pedro disputou em 2008 a Série C passando pra segunda fase, mas acabou sendo eliminado da Série C por causa de um gol não conseguido na partida contra o Mixto no Serejão, e se tivesse feito o gol estaria garantido para a Série C de 2009.

O Dom Pedro em 2009 fez uma parceria com o Bandeirante e passou a mandar os jogos no estádio da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, alterando seu nome de Dom Pedro II para Dom Pedro Bandeirante, tentando buscar também a indentificação com o local. Lembrando também que o Dom Pedro adotou uma Fênix como mascote.

O time foi bem novamente no campeonato local ficando em terceiro lugar, chegando ao quadrangular semi-final.

Dom Pedro x Gama no Candangão 2009
Créditos: Raul Martins Dias


Brasília X Dom Pedro Candangão 2010
Créditos: Raul Martins Dias


Pela segunda vez em sua história o Dom Pedro participou da Copa do Brasil e o adversário da vez foi o Botafogo, que eliminou o jogo de volta vencendo o time dos bombeiros por 2 x 0 no Bezerrão.

Dom Pedro X Botafogo Copa do Brasil 2009

O ano de 2010 iniciou por conta de uma expectativa, do clube se tornar uma filial do Vasco, mudando o nome para Vasco DF, o que não ocorreu. O time após perder por 2 x 0 para o Botafogo-DF na Metropolitana é rebaixado para a segunda divisão do DF.

Escudo Antigo


Mascote

Fênix


Estádio


Estádio da Metropolitana

Nome: Estádio Vasco Viana de Andrade
Local: Núcleo Bandeirante/DF
Capacidade: 3000 pessoas
Inauguração: agosto de 1959
Recorde de público:
Jogo de Inauguração:
Propriedade: Administração Regional do Núcleo Bandeirante
Obs: Vasco Viana de Andrade foi engenheiro em Brasília e participou da construção da rodoviária de Brasília.

Vídeos: Dom Pedro e Mixto pela Série C 2008 - http://www.correioweb.com.br/tvbrasilia/index.htm?id=821


2 comentários:

  1. ATENÇÃO CLUBES DE FUTEBOL DE TODO O BRASIL

    O ASSESSOR DO DOUTOR WEBE MAGALHÃES DIGNÍSSIMO VICE PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF) CHAMADO PAULO HENRIQUE, ESTÁ DANDO GOLPES COVARDES EM JOVENS E CRIANÇAS DE TODO O BRASIL E EM JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAIS TAMBÉM.

    Sou Tenente Coronel do Exército Brasileiro e me chamo Paulo Roberto. E por duas vezes em duas épocas diferentes este senhor que atua prioritariamente no futebol de Brasília ludibriou e enganou a jovens e crianças de mais de dez famílias diferentes aqui do Rio de Janeiro.
    Eu cai nas suas ciladas porque ele primeiro foi me apresentado por um Coronel do Exército que atualmente é o SUPERINTENDENTE DA FFERJ que me disse que ele realmente é preposto do Dr Webe Magalhães e que seria a pessoa que poderia ajudar a uma criança de 13 anos, na época, que hoje se confirma como um das melhores jogadora de futebol do Pais.
    Por segundo confiei a representação dessa criança jogadora pois ele nos mostrou infinitas fotos em seu celular onde ele realmente estava na casa do Dr Webe Magalhães ao lado do mesmo e segurando o nosso Troféu do Penta-Campeonato Mundial Brasileiro.
    Isto feito e sem dar nenhum aporte para subsidiar a carreira da menina, nem para as passagens para a menina treinar ele deu. Enganou a família prometendo em troca de proteção do Vice Presidente da CBF que imediatamente fossem ao Cartório e que fosse feita uma procuração e um contrato. Dai começou a agonia de uma família pobre e que até hoje não tem nem uma casa para morar. Pois ele passou oito meses prometendo que não dava dinheiro solto, que estaria vendendo um super terreno em Brasília e que pagaria um ano de salário de R$ 500,00 de uma vez ao ano. Como o tempo passou e a família por ter um documento assinado com ele e terem sidos coagidos com promessas de retaliações do Dr. WEBE MAGALÃES quanto ao futuro esportivo da criança, a família não podia procurar apoio com mais ninguém. Se não fosse duas pessoas abnegadas que ajudaram mesmo ela estando presa a esse 171, a família teria passado fome.
    Agora anos depois ele convocou um técnico de futebol no Rio de Janeiro alegando que ele assumiria o Comando Técnico do D.Pedro que está para cair para a segunda Divisão do futebol de Brasília. Disse que era para levar um time inteiro que todos iriam jogar o campeonato da primeira divisão de Brasília.
    Pois bem ele dessa vez em vez maltratar uma só família, o fez com jogadores de nove famílias diferentes, e na sua grande maioria jovens menores de idade.

    ResponderExcluir
  2. No Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante tem time Feminino?

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *